O Navio-Museu Santo André será o anfitrião da Semana do Turismo Industrial, uma iniciativa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, que decorre nos dias 5, 12, 16 e 19 de abril, com um programa que valoriza o património marítimo e gastronómico ligado à pesca do bacalhau.
A programação arranca a 5 de abril, das 10h30 às 12h30, com a visita orientada “Navio sem Pão, todos ralham e ninguém tem razão”, conduzida por João Cândido Agra, antigo ajudante de cozinheiro em diversos navios.
No dia 12 de abril (sábado), entre as 10h00 e as 13h00, a visita gastronómica “Nem Mesa sem Pão, nem Navio sem Capitão” levará os participantes a Vale de Ílhavo para uma experiência única com Manuel Sousa, antigo cozinheiro da pesca do bacalhau.
O percurso inclui uma visita à Moagem Carlos Valente e um workshop de confeção de pão de bordo.
A 16 de abril (quarta-feira), a visita orientada “Da mesa de escala à mesa da seca” inicia-se às 14h00, no parque de pesca do Navio-Museu Santo André, e segue para a unidade industrial Sr. Bacalhau, terminando às 17h00.
O programa encerra a 19 de abril com o peddy paper familiar “Da Proa à Popa”, um desafio lúdico para miúdos e graúdos descobrirem os segredos do Navio-Museu Santo André, entre as 10h30 e as 12h30.
Os bilhetes para as visitas podem ser levantados no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André, mediante limite de participantes.
Para mais informações, consulte o website do Museu Marítimo de Ílhavo ou contacte através do e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt ou do telefone 234 329 990.