Exercício à Escala Total testou Plano de Emergência do Heliporto – Pampilhosa da Serra

A simulação da queda de um helicóptero com 3 vítimas envolvidas, foi a ocorrência inscrita num Exercício à Escala Total realizado ontem, dia 2 de abril, no Heliporto de Pampilhosa da Serra, com o intuito de testar os diferentes procedimentos inscritos no Plano de Emergência Interno da infraestrutura.


O exercício foi concluído com sucesso e decorreu da obrigação legal da Autoridade Nacional de Aviação Civil, tendo como finalidade a renovação da autorização para a operacionalização do heliporto. A atuação do serviço de brigada do heliporto, a articulação dos meios de socorro internos com a estrutura de socorro externa e a prontidão dos meios externos à infraestrutura, foram os procedimentos avaliados.


Diretamente envolvidos na simulação estiveram o Serviço Municipal de Emergência e Proteção Civil (SMPC) de Pampilhosa da Serra, os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, a GNR de Pampilhosa da Serra, a equipa da UEPS/GNR ali sedeada e o comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra.


O presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, Luís Almeida, o presidente da direção da AHBVPS, João Ramos, e a coordenadora municipal de Proteção Civil e diretora do heliporto, Anabela Martins, acompanhar a realização do exercício.


A realização do Exercício à Escala Total no Heliporto de Pampilhosa da Serra representa um passo fundamental para garantir a segurança e a eficácia dos procedimentos de emergência, e demonstra o compromisso das entidades locais e regionais com a proteção da comunidade e de todos os que dependem deste serviço essencial.