Na mais recente reunião ordinária realizada hoje dia 03 de Abril , a Câmara Municipal de Ovar abordou diversos temas de interesse para o concelho. Destacou-se a realização de três sessões de esclarecimento sobre a Linha de Alta Velocidade nas freguesias de Arada, Válega e Esmoriz, com o objetivo de informar e apoiar a população local.
O município foi também distinguido, pelo quarto ano consecutivo, com o Selo de Mérito – Categoria Ouro, atribuído pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). Esta distinção reconhece o compromisso da autarquia no apoio aos cuidadores informais da região.
Além disso, assinalou-se a receção ao Bispo do Porto, D. Manuel Linda, nos Paços do Concelho, no âmbito da sua visita pastoral à Paróquia de S. Cristóvão de Ovar. Foi também sublinhado o sucesso das Solenidades Quaresmais de Ovar, que decorrem até 20 de abril, e perspetivado o arranque de mais uma edição do Ovar em Jazz, que, durante quatro dias, transformará o concelho no epicentro do jazz em Portugal.
No âmbito da Ordem de Trabalhos, a Câmara Municipal tomou conhecimento da atribuição da Bandeira de Mérito Social pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), baseada na avaliação de um painel internacional de 30 jurados.
Foram também apresentados relatórios sobre a atividade desenvolvida pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de Ovar em 2024 e o Diagnóstico Social do Concelho de Ovar – 2024, elaborado no âmbito da primeira fase do programa Radar Social.
Este diagnóstico visa identificar problemas e necessidades prioritárias no concelho, permitindo uma atuação local mais eficiente.
Adicionalmente, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Social para o Concelho de Ovar 2024-2027, baseado em três eixos: Território Inclusivo, Território Saudável e Território com Valor(es). A Câmara tomou ainda conhecimento do Plano de Ação 2024-2025 da Rede Social de Ovar.
No que respeita ao apoio ao património religioso, foram aprovadas propostas de apoio financeiro para a beneficiação da Capela de Santa Catarina, no lugar da Ribeira, em Ovar; para a construção de sanitários junto à Capela de S. João, na paróquia de Válega; e para obras de beneficiação da Capela do Furadouro.
Por fim, a Câmara Municipal aprovou um voto de pesar pelo falecimento do Reverendo Pároco Fernando Dias da Costa Campos, destacando a sua atuação cívica, social e de serviço à comunidade.