II edição da recriação histórica das Guerras Peninsulares na Freguesia das Lavegadas
É já no próximo domingo, 6 de abril, que a Ponte de Mucela, em Vila Nova de Poiares, será o palco para a II Recriação Histórica das Guerras Peninsulares, as Invasões Francesas, celebrando desta forma o 214º aniversário deste momento histórico na Freguesia das Lavegadas.
As comemorações arrancam pelas 10h00, com a cerimónia de hastear da Bandeira, na sede da Junta de Freguesia de Lavegadas, em Igreja Nova, seguindo-se a abertura das tasquinhas, pelas 11h00, com desfile militar. O momento alto terá lugar pelas 15h00, com a II Recriação Histórica a ter lugar nas margens do rio Alva, junto à ponte que em 1811 foi destruída parcialmente para dificultar a fuga dos comandados pelo General Massena.
Esta é, nas palavras de Loide Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas – entidade organizadora –, uma forma de homenagear aqueles que combateram pela nação e, ao mesmo tempo, passamos essa memória às novas gerações para que não se perca no tempo.
Já João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, recorda a recente assinatura do protocolo para a criação do Roteiro das Invasões Napoleónicas – no qual o Município marca presença -, afirmando que esta recriação “é fundamental para atrair turistas para o nosso território, em particular o público com forte interesse no turismo cultural e na história militar, preservando dessa forma a nossa identidade histórica e potenciando o turismo”, referiu.
Esta será a segunda edição da iniciativa, que procura recriar de forma lúdica, um momento importante na história de Portugal e da Europa, através de encenações que retratam alguns dos episódios mais marcantes da época, contribuindo para a valorização e preservação da memória histórica.
Esta iniciativa, que tem entrada livre, é dirigida ao público de todas as faixas etárias, contando com animação de rua pelos Gaiteiros Rainha Santa e Associação Filarmónica Serpinense. O evento contará ainda com alguns locais onde os visitantes poderão adquirir produtos regionais e artesanais, incluindo pão com chouriço, folares, broas e enchidos, entre outros.
