Está a decorrer, até ao próximo dia 3 de maio, o período de discussão pública do Plano Municipal de Ação Climática de Ílhavo (PMAC-I).
A elaboração do PMAC-I, além de constituir uma obrigação legal decorrente da Lei de Bases do Clima, representa uma oportunidade estratégica para acelerar a ação climática no Município de Ílhavo, reforçando a intervenção municipal nas áreas da mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Num cenário sem intervenção, prevê-se um aumento de 91,5% nas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) até 2050, principalmente devido à estagnação na produção de energias renováveis, à lenta eletrificação da mobilidade e ao crescimento das emissões industriais.
Em contraste, a implementação do PMAC-I permitirá alcançar uma redução de 70,3% das emissões até 2050, com base na promoção da mobilidade elétrica, no reforço da oferta de transporte público e no incentivo à mobilidade ativa, prevendo-se a retirada de cerca de 12 mil veículos de combustão da circulação diária até essa data.
Este Plano insere-se numa estratégia de continuidade da ação climática no Município de Ílhavo, iniciada em 2015 com a participação no projeto ClimAdaPT.Local, e consolidada em 2018 com a elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Ílhavo (PMAAC-I).
A par disso, a Câmara Municipal de Ílhavo tem vindo a desenvolver um conjunto alargado de medidas e investimentos orientados para a redução da pegada carbónica, nomeadamente na promoção da mobilidade sustentável e da eficiência energética.
A participação de todos neste processo é fundamental. Face à relevância e urgência dos desafios climáticos que enfrentamos, a Câmara Municipal de Ílhavo apela ao envolvimento ativo dos cidadãos, na certeza de que só com o contributo coletivo poderemos construir um futuro mais sustentável.
Os documentos podem ser consultados no site do Município de Ílhavo em www.cm-ilhavo.pt e em formato papel, no Gabinete de Atendimento Geral (GAG), de segunda a sexta-feira, e no Museu Marítimo de Ílhavo aos fins de semana.
Os contributos poderão ser enviados através de comunicação escrita dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo por e-mail geralcmi@cm- ilhavo.pt, por correio para Câmara Municipal de Ílhavo, Avenida 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo, ou presencialmente no GAG.