No próximo sábado, 12 de abril, às 17H00 na Casa da Cultura César Oliveira, é inaugurada a exposição “50 anos 25 de Abril – Mulheres de Abril somos. Com Igualdade temos futuro” que reúne um conjunto de 14 painéis sobre a temática, organizados pelo Movimento Democrático de Mulheres.
Sobre a exposição, refere esta entidade que se pretende trazer vários temas para reflexão e
discussão como a inferioridade da mulher na família e na sociedade que estava consagrada na lei durante o fascismo; o papel das mulheres na construção de um país novo e as lutas que travaram, pela igualdade e pela paz por exemplo; a mudança do papel da mulher tomando o seu lugar na vida política e social.
Destacamos também as grandes conquistas consagradas com o 25 de Abril e com a Constituição da República Portuguesa que levaram a profundas transformações na vida das
mulheres e de toda a sociedade.
“Com esta exposição queremos também trazer à memória um passado em que na lei e na
vida as mulheres não podiam votar, não podiam exercer todas as profissões, eram secundarizadas na educação e no casamento eram dependentes do marido, etc, e, por outro lado, ilustrando e realçando as grandes conquistas para as mulheres na vida social, económica e política consagradas na Constituição da República Portuguesa e os desafios que se continuam a colocar para garantir os seus direitos”, explica o Movimento Democrático de Mulheres.
A iniciativa está inserida nas comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril de 1974 no Município de Oliveira do Hospital cujo programa contempla além da sessão solene comemorativa, diversas iniciativas desde exposições a workshops e palestras; momentos literários; atividades artísticas; concertos; atividades desportivas, entre outras.
Esta exposição pode ser visitada na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, até 11 de maio.