Na manhã desta terça-feira, as instalações da empresa Sanitana, em Anadia, foram alvo de uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR), centrada na verificação da situação legal de trabalhadores estrangeiros.
A ação envolveu militares da GNR que procederam à verificação de documentos junto da administração da empresa e circularam pelas instalações solicitando identificação aos funcionários estrangeiros presentes.
Durante a operação, estiveram presentes elementos da GNR envergando coletes laranja, geralmente associados a unidades de fiscalização especializadas, como os Núcleos de Investigação Criminal de Estrangeiros e Fronteiras. Estes militares asseguram o controlo de situações relacionadas com imigração, permanência legal em território nacional e colaboram em ações de fiscalização laboral, muitas vezes em articulação com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Segundo informações apuradas, não foi detetada qualquer situação de irregularidade. A Sanitana não tem, nem nunca teve, trabalhadores estrangeiros em situação ilegal, declarou fonte da empresa à nossa reportagem.
A operação decorreu com normalidade e sem incidentes, tendo terminado com a confirmação da conformidade da empresa com a legislação em vigor.