Instituto de Ciência Nucleares Aplicadas à Saúde da UC celebra 16.º aniversário

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC) celebra na quinta-feira, dia 24, o seu 16.º aniversário. O evento comemorativo – em que será apresentada a 2.ª edição do Prémio JJ Pedroso de Lima – decorre a partir das 11h00, nas instalações do ICNAS (piso 0).

Lançado pela primeira vez em 2024, o Prémio JJ Pedroso de Lima, no valor de 10 mil euros, constitui uma homenagem ao “eminente físico e professor catedrático da Universidade de Coimbra” João José Pedroso de Lima (1934-2016), distinguindo anualmente “estudantes, professores ou investigadores com formação de base nas áreas das ciências fundamentais e da engenharia” que se notabilizem “com projetos relevantes na área das ciências nucleares aplicadas à saúde”.

Na 1.ª edição, a vencedora foi Alexandra Fonseca, estudante de doutoramento na área da química farmacêutica, premiada pelo seu trabalho de investigação no desenvolvimento de produtos radiofarmacêuticos para o diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas.

A sessão comemorativa do aniversário do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde vai contar com as intervenções do Diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa, da Subdiretora do ICNAS, Maria João Vidigal, do investigador do ICNAS, Francisco Alves, da vencedora da 1.ª edição do Prémio JJ Pedroso de Lima, Alexandra Fonseca, do professor João Pedroso Lima (representante da família do homenageado com o prémio), e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.