Encerramento do trânsito terá lugar às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro
Entre 25 de abril e 21 de setembro de 2025, o Município de Viseu convida toda a comunidade a redescobrir o Centro Histórico da cidade com menos carros e mais espaço para as pessoas.
Esta iniciativa tem como objetivo a promoção de um Centro Histórico “amigo” do ambiente, sem carros, promovendo uma circulação segura e confortável para viseenses, visitantes e turistas, que aqui residem ou nos visitam.
Neste contexto, e sob o mote “Centro Histórico sem Carros”, até dia 21 de setembro, será promovido o encerramento de trânsito no Centro Histórico às sextas-feiras e vésperas de feriados, entre as 19H00 e as 2H00, aos sábados, entre as 16H00 e as 2H00, assim como aos domingos e feriados, entre as 15H00 e as 20H00. Esta medida prolongar-se-á até dia 21 de setembro.
A Polícia Municipal de Viseu será responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno.
Esta interdição no Centro Histórico contempla os principais acessos à zona antiga, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia.
Nos dias em que existam espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte será realizado no início da Travessa da Misericórdia.
O acesso a moradores da zona histórica, pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e clientes das unidades hoteleiras será autorizado, excecionalmente, pela Porta do Soar, em sentido inverso, sendo obrigatória a circulação pela Rua Chão do Mestre, e a saída pela Praça D. Duarte e, consequentemente, Rua Augusto Hilário ou Rua D. Duarte.
Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será garantido pela Travessa da Misericórdia.