Centro de Recolha Animal da Mealhada segue para concurso público

A Câmara da Mealhada avançou com o concurso público para a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), informou o presidente da autarquia, António Jorge Franco, na reunião do executivo desta terça-feira.


O concurso público para aquela empreitada foi já publicado em Diário da República, tendo como preço base do procedimento 630.000 euros (mais IVA) e um prazo de execução previsto de 365 dias.


O CROA, um investimento municipal que será executado com apoios europeus, ficará localizado junto à Zona Industrial da Pedrulha.


De acordo com o projeto, o edifício, a construir de raiz, será de um único piso, com diversas áreas projetadas para este equipamento, entre elas, instalações para serviços de apoio, canil com 23 celas interiores e exteriores e duas celas de quarentena, um gatil com três celas interiores e exteriores, uma zona de desinfeção de veículos e uma zona de refrigeração.


A obra abrange a área envolvente com um espaço de recreio com quase 100 metros quadrados, destinada ao bem-estar animal, permitindo que os animais se possam exercitar em liberdade e segurança, gastando energias e prevenindo/evitando a manifestação de comportamentos agressivos e destrutivos.


O CROA da Mealhada vai permitir albergar cães e gatos, vadios ou errantes, encontrados quer na via pública quer em lugares públicos; albergar animais considerados perigosos e que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais, executar campanhas de profilaxia médica e sanitária e executar programas e ações que visem o bem-estar animal.