Sporting volta a marcar presença no Jamor e garante lugar na final da Taça de Portugal

O Sporting Clube de Portugal confirmou esta terça-feira, 22 de abril, a presença na final da Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave por 2-1, em jogo da segunda mão das meias-finais. Depois do triunfo por 2-0 em Alvalade, os leões selaram a eliminatória com mais uma vitória, desta feita em Paços de Ferreira, casa provisória dos vila-condenses, carimbando o passaporte para o Estádio Nacional do Jamor, onde disputarão a final no próximo dia 25 de maio.

Com a eliminatória praticamente resolvida ainda na primeira parte, os comandados de Rúben Amorim impuseram, desde cedo, o seu ritmo e eficácia. O central Gonçalo Inácio foi o primeiro a escrever o seu nome na ficha de marcadores, logo aos 11 minutos, num cabeceamento certeiro após canto cobrado por Debast e desvio de Gyokeres, aumentando o agregado para 3-0.

Reforço de confiança com regresso de Pedro Gonçalves

O jogo ficou ainda marcado pelo regresso à titularidade de Pedro Gonçalves, após longa paragem por lesão. O médio ofensivo leonino alinhou durante toda a primeira parte, dando sinais positivos numa fase decisiva da temporada.

Na segunda parte, o sueco Viktor Gyokeres, como já vem sendo habitual, voltou a fazer a diferença. Após uma defesa incompleta do guardião Miszta, o avançado leonino não perdoou e fez o 2-0, colocando um ponto final na discussão da eliminatória.

O Rio Ave, orientado por Rui Borges, ainda conseguiu reduzir, por intermédio de André Luiz, após assistência de Clayton, num lance que seguiu uma bola ao ferro rematada por Pohlmann. Apesar do esforço final dos vila-condenses, a eliminatória estava decidida, com o Sporting a gerir o jogo com inteligência e já a pensar no próximo desafio para o campeonato, frente ao Boavista.

Final no horizonte… e possível clássico com o Benfica

Com o apuramento garantido, o Sporting repete a presença na final da Taça, tal como na época passada, onde saiu derrotado frente ao FC Porto. Este ano, tudo aponta para um clássico frente ao Benfica, que entra em campo esta noite para disputar a segunda mão frente ao Tirsense, já com uma vantagem confortável de 5-0 conquistada na primeira mão.

A final da Taça de Portugal 2024/2025 terá lugar no Estádio Nacional do Jamor, cenário clássico do futebol português, e poderá ser palco de mais um duelo histórico entre leões e águias, num desfecho de época que promete emoções fortes.

Fotos: Pedro Medina (TVC)