Município de Ovar empenhado em promover o património azulejar junto das novas gerações.
Cada um levou um pedaço de história e juntos construíram um mural cerâmico que homenageia um dos símbolos emblemáticos de São Vicente Pereira: O Espigueiro.

A ação decorreu esta terça-feira, 6 de maio, na Escola Básica de São Vicente de Pereira, no âmbito da programação do Maio do Azulejo e quis assinalar o Dia Nacional do Azulejo. O painel, apresentado em primeira mão aos protagonistas deste projeto, será brevemente instalado e inaugurado num local de relevância da freguesia.
“Para além da vertente de promoção turística, o Maio do Azulejo destaca-se pela sua vertente pedagógica, procurando informar e sensibilizar todos os munícipes, em especial crianças e famílias, para a importância de cuidar e valorizar a história e a identidade”, explica Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, defendendo que “estas iniciativas têm sido determinantes para a preservação do património azulejar do concelho.”

Dirigida aos alunos do primeiro ciclo, é o culminar do projeto pedagógico “A Magia do Azulejo” que pretende aproximar as novas gerações da história e do património do concelho. Neste projeto, as crianças foram convidadas a sair da sala de aula e partir à descoberta da sua freguesia e também de Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo. Os alunos ficaram a conhecer o património azulejar do concelho e tiveram, ainda, a oportunidade de pintar um azulejo. No final, deixaram a garantia de que, quando crescerem, serão guardiões e embaixadores deste importante património.