A Companhia da Chanca apresenta neste domingo dia 11 de maio mais uma etapa de A Cultura Vai à Rua, programação de atividades culturais nas aldeias do concelho de Penela, com a apresentação nas ruas de Viavai, às 10h00, e nas de Ferraria de São João, às 17h00, do popular teatro de marionetas de luva Dom Roberto, da companhia Os Valdevinos, uma festa para toda a família e todas as idades.
Dom Roberto é o herói sem medo que nestas histórias (A Tourada, O Barbeiro Diabólico, O Castelo dos Fantasmas, Rosa e os três Namorados), enfrenta gigantes e monstros, salva princesas e é capaz de derrotar até a própria morte.
As companhias ambulantes de teatro de robertos, nome dado a estas marionetas de luva, fazem parte da história das feiras de aldeia e da diversão coletiva proporcionada pelo teatro de raiz popular, de histórias imaginativas e mirabolantes, tais como as que vão ser agora apresentadas.
A companhia de teatro Os Valdevinos, têm desenvolvido um trabalho continuado de recuperação e investigação das técnicas de representação e expressão teatral proporcionadas pela manipulação da marioneta, assim como da identificação e recolha das histórias e narrativas que constituem o imaginário fantástico e cómico do teatro de robertos.
Informamos ainda que, caso as condições meteorológicas não permitam a sua realização na rua, o espetáculo realizar-se-á num espaço interior.
O projeto A Cultura Vai á Rua, iniciativa da Companhia da Chanca em colaboração com a população e as associações do concelho de Penela, ambiciona contribuir para a dinamização do território e das aldeias, promovendo-o a território de bem-estar.
Ao longo dos anos de intervenção, tem sido notório que as pessoas são sensíveis às atividades culturais que transformam qualitativamente os seus territórios, sendo essenciais para uma eficaz fixação da população jovem, para a captação de novas famílias e contribuindo para o enriquecimento do tecido social e empresarial da região.
Esta visão é patente na intervenção cultural que, André Louro e Catarina Santana, diretores da Companhia da Chanca, vêm desenvolvendo no concelho de Penela desde 2015, e de que são fruto as iniciativas, Penela Qual Idade?
2025, o festival de artes Dentro da Casa, À Beira da Aldeia, que em 2025 irá ter a sua quinta edição, uma coprodução com a Casa Família Oliveira Guimarães e com o apoio do Ministério da Cultura / DGArtes, da Câmara Municipal de Penela e das Juntas de Freguesia do concelho de Penela.