A palestra “Parentalidade Feliz”, no âmbito do Dia Internacional da Família, trouxe até à Mealhada Nuno Pinto Martins, fundador da Academia Educar pela Positiva, que aproveitou a sessão para dar dicas aos pais presentes e desmitificar algumas ideias “erradas” sobre a educação positiva.
Educar pela positiva não é sinónimo de permissividade. Esta foi a ideia chave que Nuno Pinto Martins quis clarificar junto de mais de duas dezenas de pais que se inscreveram para a sessão, que decorreu no passado sábado, 17 de maio, no Espaço Inovação Mealhada. E fê-lo recorrendo a exemplos práticos, alguns deles vividos na primeira pessoa, com os seus dois filhos, ainda antes de mudar a sua vida pessoal e profissional, com a Academia Educar pela Positiva.

“Em vez de permissividade, na Educação pela positiva opta-se pela flexibilidade”, afirmou, exemplificando uma e outra situação.
Explicou ainda que este modelo assenta da disciplina positiva, que implica dois conceitos: de um lado a firmeza, com rotinas e limites, do outro o carinho, com amor e respeito. “É este equilíbrio que faz a diferença”, afirmou Nuno Pinto Martins, adiantando que os valores essenciais são o exemplo, a conexão, o treino e consistência, o tempo e os estímulos.

Recorrendo a muitas situações do seu quotidiano, quer como pai, quer como consultor, deu várias dicas sobre como agir em situações específicas. Desde logo alertou para o facto das crianças “serem espelhos”, no sentido em que refletem o que vêem, alertando para o facto de ser a incoerência dos adultos que leva ao conflito. Antecipar as situações, dar às crianças opções limitadas, fazer perguntas de curiosidade que levam as crianças a escolherem o comportamento que o adulto pretende e procurar soluções em vez de castigos são algumas das ideias chave, “ferramentas”, para os pais e educadores poderem usar.E alertou ainda para o facto dos erros serem “oportunidades para refletir, ganhar consciência e mudar”.

A sessão contou ainda com um espaço para as crianças, dinamizado pela clínica de saúde mental de Cantanhede, AMAR, com os psicólogos Raquel Roseiro, Marta Ramos e André Marques, e com um workshop de cozinhar em família, por Rita Fernandes, nutricionista da Câmara Municipal da Mealhada.

A iniciativa foi organizada pelo Setor Social da Câmara Municipal da Mealhada com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Família, que se comemora anualmente a 15 de maio. “Esta é mais uma iniciativa que procura contribuir para a qualidade de vida das famílias da Mealhada, tal como muitas outras, desde o acompanhamento social a aspetos específicos, como, por exemplo, as refeições escolares”, referiu António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, presente na sessão.
