Sete detenções em Coimbra e na Figueira da Foz

Nos dias 17 e 18 de maio, o Comando Distrital da PSP de Coimbra efetuou sete detenções, uma das quais em cumprimento de mandado de detenção fora de flagrante delito, por suspeita de vários furtos em residências, na cidade da Figueira da Foz. As restantes detenções estão associadas a furto em estabelecimento comercial, posse de arma proibida, condução sob influência de álcool e condução sem habilitação legal.

A detenção em cumprimento de mandado de detenção foi efetuada, por elementos da Divisão Policial da Figueira da Foz, no passado sábado, 17 de maio, cerca das 20 horas. Foi detido (na cidade da Figueira da Foz) um homem, de 33 anos de idade, suspeito de ser autor de vários crimes de furto no interior de residências, que têm ocorrido naquela cidade.

Esta detenção resulta de diligencias efetuadas pela Esquadra de Investigação Criminal da Figueira da Foz, no âmbito de uma investigação criminal delegada pela Autoridade Judiciária, tendo sido possível apreender, na posse do detido, cerca de 2160 euros em numerário, diversos objetos em metal amarelo, várias peças de bijuteria e relógios, por existirem fortes indícios de resultarem dos furtos perpetrados, através do método de escalamento e arrombamento.

Com esta ação, a PSP considera ter conseguido fazer cessar a atividade ilícita do indivíduo, que, desde o início do ano, altura em que se suspeita que tenha começado a atividade criminosa, terá praticado duas dezenas de crimes de furtos em residências, sempre com o mesmo modo de atuação.

O detido aguarda ser presente à Autoridade Judiciária, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Por posse de arma proibida (uma catana), foi detido um homem de 29 anos. A detenção teve lugar, no dia 17 de maio, às 19h35, na Rua do Paço do Conde, na Baixa de Coimbra. Alertada para uma situação de desordem pública envolvendo vários indivíduos, quando a PSP chegou ao local deparou-se com o suspeito a segurar uma arma branca, pronta a ser usada contra terceiros, presentes no local, mas que se colocaram em fuga ao notarem a presença da polícia.

Já pela prática de furto no interior de um estabelecimento comercial, situado em Santa Clara, também em Coimbra, foi detida uma mulher de 61 anos. A suspeita abandonou o espaço na posse de vários artigos, avaliados em 546 euros, sem efetuar o devido pagamento, acabando por ser intercetada, no exterior, por um responsável de segurança. A detenção ocorreu, no sábado, 17 de maio, às 14h20.

No que respeita a infrações rodoviárias, nomeadamente por condução em estado de embriaguez, foram efetuadas três detenções (duas em Coimbra e uma na Figueira da Foz). Em Coimbra, na noite de sábado, 17 de maio, foram detidos dois homens, com 39 e 47 anos de idade. Conduziam, respetivamente, com taxas de álcool no sangue de 2,17 e 1,96 gramas por litro.

Na Figueira da Foz, a detenção ocorreu na madrugada de ontem, 18 de maio. Foi detido um homem, de 27 anos, que conduzia um automóvel com uma taxa de álcool no sangue de 2,20 gramas por litro.

Por fim, pela prática de condução sem habilitação legal, foi detido um homem de 25 anos, em Coimbra. A detenção ocorreu na madrugada (04h00) de ontem (18 de maio).