Biblioteca da Feira transforma-se em palco solidário a favor de crianças ucranianas | “Sons, Cores e Sabores da Ucrânia”

Através dos sons, das cores e dos sabores.

De 27 de maio a 8 de junho, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira dá palco à cultura e à solidariedade, com um evento que alia arte, gastronomia, cinema e causas humanitárias em apoio às crianças ucranianas afetadas pela guerra.

Durante quase duas semanas, a Biblioteca Municipal vai ser um espaço de encontro entre culturas, de proximidade e de solidariedade para com o povo ucraniano. A iniciativa “Sons, Cores e Sabores da Ucrânia”, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Rotary Internacional, propõe uma “viagem” cultural por um país profundamente marcado pela guerra, mas rico em história, arte e identidade.

Música tradicional, exposições de arte, workshops criativos, clubes de gastronomia, sessões de cinema e debates informativos formam um programa pensado para todas as idades e com um objetivo maior: apoiar as crianças ucranianas vítimas do conflito armado, através da angariação de fundos para a Fundação Olena Zelenska.

“Sons, Cores e Sabores da Ucrânia” arranca no dia 27 de maio, às 21h00, com a inauguração de uma exposição coletiva de pintura, escultura e fotografia, seguida às 21h30, do espetáculo “Sons que nos unem”, com o Grupo Folclórico Shum, as Cantadeiras D`Antanho do Orfeão da Feira e as Adufeiras das Florinhas de Rio Meão.

Destacamos do programa:

» A gastronomia tradicional da Ucrânia, com sessões dedicadas à preparação e degustação de pratos como a sopa Borshch e as panquecas Deruny;

» A exibição de documentários sobre a realidade ucraniana, acompanhada de sessões de reflexão sobre desinformação;  

» Um workshop de caligrafia e iluminura orientado por uma especialista ucraniana;

» Oficinas artísticas para o público infantil e familiar, inspiradas nas obras patentes na mostra coletiva;

» A inauguração da “Estante Ucraniana”, projeto internacional liderado pela Primeira-Dama da Ucrânia, Olena Zelenska, que disponibiliza literatura em língua original e traduções de referência, promovendo o acesso à cultura e ao pensamento ucraniano.

A totalidade das receitas reverte para os projetos “Shelters in Schools and Kindergartens” e “Room for Childhood” que apoiam a criação de espaços seguros para crianças na Ucrânia.