Município e iCreate reforçam aposta na promoção da saúde mental e envelhecimento ativo.
O Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Nova de Poiares foi palco da IV edição das Jornadas Mente Sã, uma iniciativa que teve lugar no início de maio promovida pela Associação iCreate, em parceria com a Câmara Municipal, e que reuniu mais de meia centena de participantes oriundos de vários concelhos da Região de Coimbra.
A iniciativa, criada em 2022 no âmbito do projeto “Descentralização – Mente Sã”, visa promover o bem-estar psicológico e o combate ao isolamento social, em particular na população sénior, através de atividades de estimulação cognitiva, física e sensorial, num ambiente de partilha e convívio.
Ao longo do dia, preenchido por jogos lúdico-pedagógicos, desafios de memória, raciocínio e dinâmicas intergeracionais, as sete equipas participantes contaram com o apoio de 22 voluntários, responsáveis pela dinamização das atividades e apoio logístico. A dimensão humana e solidária deste evento estendeu-se também ao reconhecimento do papel fundamental dos voluntários, num verdadeiro espírito de cidadania e solidariedade, que reforça os laços entre gerações e dá um novo sentido à intervenção social.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, destacou que “as Jornadas Mente Sã são um excelente exemplo de como podemos promover a saúde mental e o envelhecimento ativo com criatividade, envolvimento comunitário e forte espírito de missão. A longevidade da população exige respostas concretas e consistentes, que vão além das políticas públicas tradicionais. Através de parcerias como esta, conseguimos chegar mais longe, combater o isolamento e promover a qualidade de vida dos nossos seniores”, referiu.
De acordo com o mesmo responsável, “temos procurado fazer de Vila Nova de Poiares um território amigo de todas as idades, com uma especial atenção à população sénior. Estas Jornadas vêm exatamente ao encontro dessa prioridade, reforçando a importância de continuarmos a criar programas e respostas ajustadas aos desafios do envelhecimento demográfico.”
João Miguel Henriques fez também questão de enaltecer o trabalho da Associação iCreate, “uma entidade que tem desenvolvido um trabalho notável na promoção da saúde mental e do envelhecimento ativo, com projetos inovadores e com um impacto social verdadeiramente transformador. A sua capacidade de mobilizar pessoas, instituições e territórios em torno de causas tão relevantes merece o reconhecimento e o apoio de todos, e é com orgulho que Vila Nova de Poiares se associa a esta iniciativa e a tudo o que ela representa.”
Esta quarta edição das Jornadas Mente Sã reforça o caminho que tem vindo a ser trilhado pela Câmara Municipal nestes domínios, através de parcerias como é o caso desta iniciativa ou a instalação, em Vila Nova de Poiares, do Pólo Distrital de Coimbra do Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo, um projeto de âmbito nacional que promove políticas e boas práticas para uma longevidade com qualidade, quer seja pela promoção de programas municipais de que é referência o Fit Sénior, dirijido aos seniores com mais de 65 anos e que visa a adoção de um estilo de vida saudável, o combate ao isolamento social e o envelhecimento ativo.