Município de Oliveira do Hospital integra “Projeto Rede+”que reforça atuação na área da saúde mental

Oliveira do Hospital é um dos nove concelhos, de três distritos da região centro, beneficiário do “Projeto Rede+” que vai reforçar a atuação e resposta na área da saúde mental no território, e que tem como entidade promotora a Associação Quinta das Pontes.


O Município de Oliveira do Hospital aprovou, em reunião do executivo, estabelecer o acordo de cooperação proposto por esta IPSS, sediada em Penela, que possui financiamento da Direção Geral da Saúde – Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental para desenvolver
ações até janeiro do próximo ano.


O objetivo principal é o desenvolvimento e implementação de um programa de capacitação na área da promoção da saúde mental, com base no modelo de reabilitação psicossocial, dirigido a pessoas portadoras de doença mental, famílias e tecido empresarial, como estratégia facilitadora e orientadora da integração profissional deste público-alvo.


As metas do “Projeto Rede+” estão alinhadas com os objetivos do Plano de Desenvolvimento Social vigente no Município de Oliveira do Hospital que identificou precisamente o apoio à implementação de respostas dirigidas à problemática da saúde mental como uma das
prioridades da Rede Social concelhia, notam o Presidente da autarquia, José Francisco Rolo, e a vereadora Graça Brito que partilham o pelouro da Solidariedade, Inclusão e Ação Social.


Entre as várias iniciativas previstas por este Projeto, destaca-se a realização de ações de capacitação dirigidas à pessoa portadora de doença mental, as suas famílias e potenciais
empregadores, com o objetivo de facilitar a inserção e/ou reinserção profissional destes cidadãos, promovendo e prevenindo recaídas e assim, aumentando as possibilidades de efetiva inserção e/ou reabilitação profissional.

Esta é de resto, uma das principais dificuldades sentidas pelo profissionais que trabalham com estas pessoas e pelas suas famílias.

As atividades serão concretizadas por um equipa técnica multidisciplinar da IPSS promotora do “Projeto Rede+”, sem qualquer contrapartida financeira do Município para o desenvolvimento do projeto na área territorial de Oliveira do Hospital.


Esta é também uma das mais valias deste acordo de cooperação que vai reforçar o apoio e acompanhamento da pessoa portadora de doença mental, aumentar a capacidade de resposta técnica, reforçar o trabalho em rede, representando sobretudo um ganho de qualidade na assistência aos cidadãos, ao nível da saúde mental, no Município de Oliveira do Hospital.


Recorde-se que é neste concelho que está sediada a Equipa Comunitária de Saúde Mental
Pinhal Interior Norte – cujas instalações foram requalificadas pela Câmara Municipal – e que conta com um percurso bem sucedido, ao longo da última década, na prestação de cuidados de saúde especializados nesta área, entre consultas e seguimento do doente.