Município de Ovar celebra a atribuição do nome da escritora Glória de Sant’Anna à Escola de Regedoura

Iniciativa decorre no âmbito das comemorações do seu centenário

O Município de Ovar celebrou a atribuição do nome Glória de Sant’Anna à Escola Básica de Regedoura. A cerimónia decorreu esta segunda, 26 de maio, e insere-se nas comemorações do centenário do nascimento da escritora.

Aprovada em reunião de câmara em fevereiro, esta proposta seguiu para o Ministério da Educação, que tutela esta atribuição e que autorizou o pedido.   Com esta iniciativa o Município de Ovar quer preservar a memória de um dos vultos de referência na área da literatura no concelho e inspirar as novas gerações.

A cerimónia contou com as intervenções de Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Nuno Gomes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar – Sul, Raúl Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia de Válega, Ana Maria Ferreira, investigadora, e Inês Andrade Paes, familiar da escritora e culminou com uma singela homenagem protagonizada pelos alunos da Escola, que conta agora com nome próprio: Glória de Sant’Anna.

“É com este sentido de não apagar no tempo a memória de uma das nossas melhores poetas e escritoras, que solicitámos ao Ministério da Educação que atribuísse o título de patrona Glória de Sant’Anna à Escola Básica de Regedoura, em Válega”, explica Domingos Silva, defendendo que esta iniciativa pretende, ainda, “aproximar os mais jovens da literatura e motivá-los a perseguir os seus sonhos e a contribuir para o engrandecimento do concelho, inspirados pelas personalidades vareiras de referência”.

Numa iniciativa conjunta do Município de Ovar, do Grupo de Ação Cultural de Válega e da Família da escritora, as comemorações do centenário do nascimento de Glória de Sant’Anna contaram, ainda, com a apresentação de uma coletânea de poesia, textos e ensaios de autores de Países e Regiões Lusófonas, dedicada a Glória de Sant’Anna, que decorreu no Museu Escolar Oliveira Lopes, no sábado, 24 de maio.

Poeta, escritora, jornalista, radialista e professora Maria da Glória Fonseca de Sant’Anna Andrade Paes publicou 17 livros. Galardoada com o Prémio Camilo Pessanha, o seu legado é também celebrado com o Prémio Literário Glória de Sant’Anna. Nasceu em Lisboa a 26 de maio de 1925, viveu em Moçambique entre 1950 e 1974, sendo-lhe atribuído a criação da base de uma tradição de lirismo na poesia moçambicana, e fixou-se em Válega, a partir de 1975, onde continuou a sua obra literária, reconhecida em vários países. Faleceu em 2009.

Em 2014, a título póstumo, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal Ouro, pela Câmara Municipal de Ovar e agora, em 26 de maio de 2025, foi-lhe concedido o título de patrona da Escola Básica de Regedoura, em Válega.