Freguesias de Febres, Cadima e Tocha também foram distinguidas pela ABAE.
Ançã está entre as 19 freguesias do país distinguidas com o grau Ouro do projeto Eco Freguesias XXI, que reconhece e premeia as freguesias mais sustentáveis, avaliadas
através de um conjunto de indicadores ligados à sustentabilidade económica, social,
sociocultural, ambiental e territorial.
No distrito de Coimbra, que nesta edição viu galardoadas 16 freguesias, apenas Ançã e Samuel (Soure) atingiram o grau máximo.
A distinção tem tanto mais destaque se levarmos em conta que Ançã obteve a segunda maior pontuação a nível nacional (92,4%), atribuída por um conjunto de avaliadores de elevado prestígio como a Universidade de Coimbra, Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus, entre outros.
Destaque ainda para o reconhecimento das boas práticas de outras três freguesias do
concelho de Cantanhede. Febres obteve o galardão Eco-Freguesias com o grau Prata
e Cadima com grau Bronze, o mesmo que a Tocha, que se estreia como Eco- Freguesia.
A cerimónia de atribuição dos galardões decorreu esta segunda-feira, 7 de julho, em
Torres Vedras, onde as freguesias distinguidas estiveram representadas pelos respetivos presidentes.
Iniciado em 2014 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, o Eco-Freguesias XXI contribui para a implementação do número 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, Agenda 2030) – comunidades inclusivas, resilientes, seguras e sustentáveis, alinhando-se diretamente com os três eixos da ENEA – Estratégia Nacional de educação Ambiental: economia circular, descarbonizar a sociedade, valorizar o território.

Na prática, tem como finalidade incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local, valorizando o processo de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.
Neste projeto, as freguesias são divididas por três escalões, de acordo com o número de habitantes. As regras e critérios de avaliação são iguais, só mudando o número de ações que cada uma tem de apresentar.
Em cada escalão há três graus de distinção, de acordo com a avaliação: Ouro (>90%), Prata (entre 70 e 90%) e Bronze (entre 50 e 70%).