- Cerca de 130 expositores
- Feedback positivo por parte do tecido empresarial
Terminou no passado domingo, 6 de julho, a edição de 2025 da Expobairrada, que decorreu no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro.

O certame, que recebeu cerca de 30 mil visitantes ao longo de cinco dias, foi novamente montra “do melhor que se faz no Coração da Bairrada, a nível industrial, comercial e agrícola”, e um local privilegiado para se degustar das principais atrações gastronómicas locais e regionais.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade promotora da feira, manifestou a sua satisfação pela forma como correu o certame, bem como com o feedback que recebeu dos expositores: “Genericamente correu muito bem, os empresários com quem falámos estão bastante satisfeitos com a organização e querem repetir a sua presença em 2026, pelo que fazemos um balanço positivo desta edição da Expobairrada”.

A par da vertente empresarial e económica da feira, “que é a mais importante e o principal motivo do nosso investimento”, explicou o autarca, os concertos musicais e as muitas atividades que foram acontecendo ao longo dos cinco dias atraíram também muitas pessoas ao Espaço Inovação, com destaque para o dia de sexta-feira, 4 de julho, em que recinto esteve praticamente cheio.
Pelo palco principal da Expobairrada passaram nomes como Matias Damásio, Carolina Deslandes, Nuno Ribeiro, Richie Campbell, Paulo de Carvalho e Vaz Zee, entre outros, num cartaz bastante eclético.

A mostra contou com cerca de 130 expositores, com destaque para as áreas da indústria, agricultura e comércio, 15 restaurantes explorados por associações concelhias e uma tenda dedicada a produtores locais de vinhos e espumantes.
A Associação Comercial e Industrial da Bairrada marcou também presença, promovendo no seu espaço vários workshops temáticos, dirigidos ao tecido empresarial.
Ministro da Agricultura e Pescas na inauguração
O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, presidiu à cerimónia de inauguração da Expobairrada 2025, realizada no dia 2 de julho.
Na ocasião, o governante deu os parabéns à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro pela organização do certame, que caracterizou como “uma mostra da força de um território”, com “cinco dias de uma grande vivacidade”.

Em resposta ao pedido de Duarte Novo, Presidente da autarquia bairradina, relativamente à criação de uma nova ligação à Autoestrada n.º 1, localizada sensivelmente entre os concelhos de Oliveira do Bairro e de Anadia, José Manuel Fernandes respondeu que “o nó é para avançar e está nas prioridades da negociação do Governo com a Brisa”.
Duarte Novo, ainda a propósito desta ligação há muito reclamada pelos dois Municípios bairradinos, lembrou que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro está a expandir as zonas industriais de Vila Verde, Palhaça, Bustos e Oiã, “num esforço superior a 14 milhões de euros”, sendo necessário este acesso à A1 para que as empresas da região “possam chegar ainda mais longe”.

Sobre a edição deste ano da Expobairrada, o autarca considerou o certame como “uma marca territorial, uma alavanca económica e um motor de relações e de oportunidades”, para além de “um espaço de proximidade entre empresas, autarquias e cidadãos”.
