O Município celebrou mais 50 novos protocolos de cooperação relativos ao projeto “Albergaria A-Verde a Compostar”, nas vertentes comunitária e doméstica, formalizando a entrega de baldes e compostores às famílias aderentes e realizando uma breve formação.
Em Albergaria-a-Velha, cerca de 500 famílias encontram-se a fazer compostagem no âmbito do projeto, sendo esta adesão muito importante para mudar mentalidades e despertar consciências para as questões ambientais. “Bons comportamentos geram bons comportamentos”, salientou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal.
O autarca destacou, ainda, o desconto praticado na fatura da água para as famílias aderentes; embora reconheça que o valor possa parecer baixo, é um início e os benefícios para o ambiente são extremamente relevantes.
Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente, frisou que a adoção de boas práticas, quer na compostagem, quer na reciclagem em geral, são imprescindíveis para o Município cumprir com as metas definidas a nível nacional e europeu. Futuramente, os cidadãos vão pagar consoante o volume de resíduos que gerarem, pelo que quem reciclar mais e produzir menos lixo, terá uma conta mais reduzida.
A autarca explicou, ainda, que a taxa de resíduos que os munícipes atualmente pagam na fatura de água está relacionada com a quantidade de resíduos indiferenciados que a ERSUC recolhe no Município. Assim, se houver mais reciclagem no Concelho e menos resíduos depositados nos contentores de indiferenciados, menos custos terão os munícipes com a taxa de resíduos.

Além do projeto de compostagem, o Município dispõe de uma rede abrangente de ecopontos e de pontos de recolha de vestuário, óleos e cápsulas de café, de forma a evitar a deposição destes produtos nos contentores.
Na sua vertente comunitária, o projeto “Albergaria A-Verde a Compostar” tem seis ilhas de compostagem em funcionamento na Vila das Laranjeiras, Mercado Municipal, Santa Cruz, Praça Álvares Cabral, Rua António Fortunato Pinho (lateral à Rua Padre Matos) e Rua Eugénio Ribeiro, em Albergaria-a-Velha.
O composto produzido nestas ilhas está a ser utilizado nos jardins do Concelho e nas duas hortas biológicas. Brevemente, entrará também em funcionamento o compostor comunitário no Mundo Novo, na Branca.
Conscientes da necessidade de uma gestão de resíduos eficaz e sustentável, da importância do envolvimento de todos os munícipes nas questões ambientais e na sua contribuição para o alcance de uma economia cada vez mais circular, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha desenvolveu o Projeto “Albergaria A-Verde a Compostar”, que aposta na valorização dos resíduos orgânicos produzidos no Município.