Biblioteca Municipal de Anadia comemora 17º aniversário

A Biblioteca Municipal de Anadia (BMA) comemorou, no passado sábado, 5 de julho, 17 anos ao serviço da comunidade, sob o mote “Onde todos têm lugar”. De entre as várias atividades que assinalaram a efeméride destaca-se a sessão comemorativa onde teve lugar a atribuição de distinções aos utilizadores do ano e a entrega de rémios da XVI edição do Concurso “Ler & Aprender”.


Ao longo deste período a Biblioteca Municipal de Anadia destaca-se como um espaço dinâmico e inclusivo dedicado ao desenvolvimento cultural, educativo e social da comunidade.

Este serviço municipal é reconhecido pelo seu papel central na formação de leitores e cidadãos ativos, através de uma oferta diversificada de serviços, atividades e projetos inovadores, sempre em articulação com as escolas, comunidade educativa local e redes nacional e regional de bibliotecas, permitindo um intercâmbio de boas práticas e a participação ativa em ações diferenciadoras.


Este ano os utilizadores foram desafiados a “deixar a sua marca” nos vidros do Átrio da Biblioteca, pretendendo-se, assim, dar-lhes voz, recolhendo mensagens que caracterizam todos estes anos ao serviço da comunidade.


Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, destacou “o excelente trabalho de parceria” que tem vindo a ser desenvolvido pela BMA, ao longo destes 17 anos de atividade, nomeadamente para a promoção do livro e da leitura, transversal a todas as idades, envolvendo o público em geral, as escolas, as IPSS – Instituições de Particulares de Solidariedade Social e a comunidade em geral.


A autarca fez uma pequena resenha do que tem sido o caminho da Biblioteca Municipal, ao longo destes anos, desde as diferentes parcerias que têm sido estabelecidas até aos vários serviços que presta.

Apesar de tudo o que tem sido realizado em prol da comunidade, considera que “ainda tem muito para dar”. Maria Teresa Cardoso finalizou a sua intervenção dirigindo uma palavra de reconhecimento a todos os distinguidos, deixando também uma palavra de agradecimento a todos os que de forma direta ou indireta têm contribuído para o sucesso da BMA.


Ao longo da cerimónia os convidados foram ainda presenteados com dois momentos culturais.

O primeiro, sob a responsabilidade da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – de Anadia, Ana Catarina Matos e Simone Moreira apresentaram uma performance intitulada “E se os livro não existissem”.


O segundo, consistiu num momento de poesia pela utilizadora da UMAA – Unidade Móvel de Atendimento de Anadia, Benilde Neves, residente no Saidinho, autora do livro “Dos olhos meus”.

A cerimónia terminou com o corte do bolo e um brinde de honra.

Leitores do ano:

  • BiblioSocial: Bem Me Quer – Apoio Domiciliário – Gabriela Verdade
  • BiblioEscola: Escola Básica de Anadia – Catarina Oliveira
  • Utilizador BMA: Categoria Adultos – Carla Marisa Silva; Categoria Infanto-Juvenil – Guilherme Martins
  • Utilizadora da UMAA (Unidade Móvel de Atendimento de Anadia) – Maria Augusta Moreira