Ovar assinala o Dia do Município na próxima sexta-feira, 25 de julho, num programa simbólico que quer celebrar o ADN vareiro. Com a atribuição de 16 medalhas de mérito municipal a individualidades e coletividades e com espetáculos com a envolvência de associações culturais e da comunidade, são os ovarenses que estarão em destaque, naquela que quer ser uma manifestação coletiva de homenagem a todos os que nasceram ou fizeram de Ovar a sua casa.
Num programa que estimula a participação cívica de toda a população, destaca-se, ainda, a visita ao novo Centro Escutista do Buçaquinho e uma novidade para celebrar: fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a UNICEF oficializou Ovar como Município Amigo das Crianças.
“Esta é uma comemoração muito significativa para o Município de Ovar, porque convoca todos os munícipes a celebrar o tanto que nos une – o trabalho diário de todos, cada com um com o seu papel, em prol do desenvolvimento do concelho”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando um concelho que, ao longo dos anos, tem sabido crescer e estar ao lado de todos. “Hoje o Município de Ovar é mais coeso, mais amigo das crianças e da juventude, mais inclusivo, mais amigo do ambiente e mais amigo das suas pessoas”.
O programa arranca, às 9h30, na Rua Elias Garcia, com a Guarda de Honra pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho e o Hastear das Bandeiras. Segue-se, às 10h00, na Praça da República, a Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ovar e do 41º aniversário da elevação de Ovar a Cidade, em que serão homenageados Mário Almeida, Maria Luísa Resende, Florentino Fernandes de Sousa e a Clara D’Ovar, a título póstumo e o Pão de Ló de Ovar com a Medalha de Mérito Municipal Ouro; Maria de Lurdes Breu, Manuela Teixeira Pinto, Estela Tomé, Eduardo Alexandre Enes Gonçalves e Carlos Moia Nunes da Silva com a Medalha de Mérito Municipal Prata e o Grupo Recreativo Escola de Samba Juventude Vareira, o Grupo de Carnaval Marados, a Conferência de S. Vicente de Paulo de N. Sra. do Amparo, Irene Malheiro, Guilherme Terra e Beatriz Pinheiro com a Medalha de Mérito Municipal Cobre.
Já da parte da tarde, às 14h30, na contagem decrescente para a receção de milhares de escuteiros no concelho, irá decorrer uma visita ao Centro Escutista do Buçaquinho e ao main camp do 16º World Scout MOOT, em Cortegaça.
De regresso à Praça da República, a partir das 16h00, as portas dos Paços do Concelho abrem para uma visita guiada. Esta é mais uma ação para aproximar o poder autárquico dos cidadãos.
Atribuição do selo “Ovar Município Amigo das Crianças” pela UNICEF marca as comemorações deste ano
O Dia do Município será, ainda, o mote para anunciar publicamente e celebrar a atribuição, pela UNICEF ao Município Ovar, do Selo de «Ovar Município Amigo das Crianças», com a renovação do compromisso da autarquia, em implementar um conjunto de medidas e projetos que colocam as crianças no centro das prioridades, estimulando o conhecimento, a participação e contribuindo para o seu bem-estar.
Às 16h15, decorre, assim, um Desfile que releva os Direitos das Crianças. Conduzido pela Associação Musical Banda do Lau, parte da Praça da República e conta com a atuação do GRES Juventude Vareira, na Ponte sobre o rio Cáster e do Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”, no Largo da Igreja Matriz de Ovar, dirigindo-se ao Parque Urbano.
No Parque Urbano de Ovar, às 17h00, será inaugurado o Jardim dos Direitos das Crianças, com as Associações de Pais do Concelho de Ovar, os Agrupamentos de Escuteiros e o Mecanismo de Coordenação do Programa Cidades Amigas das Crianças da UNICEF a plantarem, simbolicamente, flores.
Será, também, lançado o projeto “A_Ma-las a brincar” e assinada uma Carta de Compromisso, resultado de sugestões das crianças no âmbito da ação “Dia Aberto com o Presidente”.
Em paralelo, haverá, ainda, uma proposta de experimentação musical dinamizada pela Associação Musical Banda do Lau.
Segue-se, às 19h00, a Eucaristia Solene em honra do Padroeiro S. Cristóvão de Ovar, na Igreja Matriz de Ovar.
O Dia do Município é feito de participação. No domingo, 27 de julho, na Praça da República, imperdível será o concerto único que junta Virgul à Orquestra & Coro Municipal de Ovar, num momento de partilha que importa testemunhar.
O programa das comemorações do Dia do Município integra, ainda, a abertura do Festival do Pão de Ló de Ovar que inaugura na quinta-feira, 24 de julho, às 19h00, no Jardim Almeida Garrett.