Programa Escola Segura – Início do Ano Letivo – PSP aposta na sensibilização e prevenção criminal

No ano letivo 2024/2025 foram realizadas 31.640 ações de sensibilização temáticas que contaram com 730.934 participantes.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) continua hoje, dia da abertura oficial do ano letivo, o desenvolvimento, em todo o território nacional, da operação Início do Ano Letivo 2025/2026, estando, no âmbito do Programa Escola Segura (PES), presente nos estabelecimentos de ensino para garantir que o regresso à atividade letiva decorre com toda a tranquilidade, garantindo a segurança de todos os alunos, professores, auxiliares e pais/encarregados de educação.

Desde 1992 que a PSP, no âmbito do PES, presta especial atenção à segurança do meio escolar e sua envolvente, prevenindo comportamentos de risco e reduzindo ações potenciadoras de insegurança em meio escolar. Não obstante a criação formal do PES nesse ano, a PSP desenvolve ações de promoção de uma relação saudável entre crianças e polícias desde a década de 80, tendo criado para o efeito, em 1985, a campanha “Brincar em Segurança”, dirigida à população escolar e aos estabelecimentos de ensino.

Através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), a PSP pretende consolidar-se como uma instituição fomentadora de iniciativas, projetos e parcerias direcionadas para a promoção de valores de civismo e cidadania no meio escolar, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens e promovendo, com os respetivos parceiros, a realização de ações de sensibilização e de formação sobre diferentes temáticas junto da comunidade escolar.

As ações de sensibilização, como componente preventiva, proporcionam uma maior aproximação entre a PSP e a comunidade estudantil e constituem-se como um bom elo de transmissão de informação de segurança, projetando as EPES num papel mais interventivo e relevante no que respeita à formação desta comunidade, incentivando à adoção de regras e comportamentos de segurança que, no futuro, poderão traduzir-se na prevenção de alguns comportamentos de risco.

Nesta senda, durante o ano letivo 2025/2026, além das tradicionais operações que marcam o início e o fim do ano letivo, serão ainda realizadas 10 operações de âmbito nacional dedicadas à prevenção e sensibilização para diferentes temáticas, nomeadamente bullying e cyberbullyingdireitos humanos e igualdade, prevenção da violência no desporto, delinquência juvenil e posse e uso de armas, utilização segura da internet, número de emergência 112, violência doméstica e no namoro, comportamentos aditivos, maus tratos e abusos sexuais e segurança rodoviária.

Neste ano letivo foram feitas algumas alterações às temáticas abordadas nestas operações, nomeadamente a introdução do tema da prevenção da violência no desporto e a criação de uma operação, que decorrerá no mês de abril, dedicada à prevenção dos maus tratos e dos abusos sexuais de crianças, assinalando assim o mês da prevenção dos maus tratos na infância, durante o qual a PSP associar-se-á à campanha do laço azul.

A primeira operação nacional terá lugar em outubro, a propósito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, denominada “Bullying é para fracos”, com o intuito de sensibilizar para o impacto do bullying e do cyberbullying na vida das crianças e jovens, especialmente dos efeitos nefastos na sua saúde mental.

No ano letivo 2024/2025 foram registadas 130 situações relacionadas com bullying e 21 relacionadas com cyberbullying. Comparativamente com o ano letivo 2023/2024 foram registadas menos 4 ocorrências relacionadas com bullying (134) e menos 9 ocorrências relacionadas com cyberbullying (30). Esta foi novamente a temática mais trabalhada junto da comunidade escolar, tendo sido realizadas 6.336 ações de sensibilização que contaram com a participação de 131.246 alunos, e ainda 1.481 contactos individuais de prevenção criminal.

A operação “Violência? Não, obrigado!” é o exemplo mais completo do papel dos polícias que integram as EPES. Esta operação aborda temas como a delinquência juvenil, o uso e porte de armas e as razões que levam as crianças e jovens a adotar comportamentos violentos. Além das EPES abordarem estes conceitos, falam ainda sobre técnicas de resolução e descalagem de conflitos e sobre gestão emocional, capacitando assim os jovens de ferramentas para conseguirem resolver os diferendos que têm entre si sem recurso à violência.

No ano letivo 2024/2025 as EPES realizaram 31.640 ações de sensibilização temáticas que contaram com 730.934 participantes, e ainda 82.834 contactos individuais de prevenção criminal.

Através destas ações de sensibilização trabalhamos junto da comunidade escolar, a montante destas problemáticas, prevenindo a prática de crimes ou incivilidades e incentivando à denúncia das mais diversas ocorrências, não só por parte das vítimas, mas também dos colegas, professores e encarregados de educação.

A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.

As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo.