Quadragésimo homenageia Manuel Alegre em Coimbra

É já no próximo sábado, dia 20 de setembro, que a Quarentuna de Coimbra organiza o XIV Quadragésimo – Encontro de Quarentunas e Tunas de Veteranos.

O evento realiza-se pelas 18:00, na praça 8 de Maio, este ano o homenageado é o poeta Manuel Alegre.

Para além da Quarentuna de Coimbra, estarão presentes a Tuna Feminina Veterana do Minho, a Cuarentuna Universitaria de Valladolid, a Tunina Veterna Gaia (Ferrol) e a Tuna Veterana da Universidade Portucalense.

Na opinião de Pedro Ladeira, Presidente da Quarentuna de Coimbra, “Após as homenagens realizadas a alguns dos mais relevantes músicos e intérpretes do Fado e da Canção de Coimbra, esta é a oportunidade para a Quarentuna e a cidade de Coimbra prestarem a merecida homenagem ao Poeta que escreveu algumas das mais emblemáticas poesias musicadas”.

A Quarentuna de Coimbra é formada por antigos alunos da Academia de Coimbra e tem como grande objetivo a divulgação da música e cultura da sua academia, procurando apresentar uma perspetiva original de cada tema que interpreta.

Anualmente organiza o Quadragésimo, tendo como homenageados figuras ligadas ao Fado e à Canção de Coimbra. Luíz Goes, Machado Soares, Camacho Vieira, Fernando Rolim, Octávio Sérgio, Rui Pato, Nelson Borges, António Vicente, Virgílio Caseiro e Augusto Mesquita foram os homenageados das edições anteriores.

O evento é organizado com o apoio da União de Freguesias de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Recreativa Casa Branca.