O jornalista e o autarca do Porto estarão em S. João da Madeira para falar da obra “Da Jugoslávia ao Kosovo – a mais breve história de um conflito”, numa sessão com a colaboração do Município de S. João da Madeira Esta é uma publicação que junta reportagem, autobiografia e ensaio, resultando da experiência do autor como repórter do jornal Público nos Balcãs em 1999 e do seu regresso aos mesmos locais 25 anos depois.
Nas últimas semanas da guerra que levou à desagregação da Jugoslávia, Amílcar Correia foi enviado do jornal Público ao Kosovo. Corria o ano de 1999 e o repórter viveu de perto a violência desse conflito. Vinte e cinco anos depois, voltou aos mesmo lugares e daí resultou, nas suas palavras, “um livro que reúne reportagem, autobiografia, ensaio” e no qual se “fala do presente, passado e futuro, sempre tenso, das relações entre Sérvia e Kosovo, dois candidatos dos Balcãs à adesão à União Europeia”.
Com o título “Da Jugoslávia ao Kosovo – a mais breve história de um conflito”, trata-se de uma edição com a chancela da “Ideias de Ler”, da Porto Editora, que vai ser apresentada no sábado, 20 de setembro, em S. João da Madeira, de onde é natural Amílcar Correia. Com a colaboração do Município de S. João da Madeira, a sessão decorrerá, a partir das 17h00, no Centro de Arte Oliva (CAO), com a participação do autor. Para falar do livro, estará no CAO o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que é doutorado honoris causa pela Universidade do Kosovo, tendo um grande conhecimento sobre a região.

Como escreve Amílcar Correia na introdução de “Da Jugoslávia ao Kosovo é uma viagem pelo passado”, este livro é “um retrato do presente e uma projeção do futuro”, que evoca as suas “experiências como enviado especial do jornal Público ao Kosovo, nas semanas que antecederam o final do conflito, em 1999”. E acrescenta: “Um quarto de século depois, Sérvia e Kosovo estão longe da normalização das relações que Bruxelas exige para a adesão do primeiro e para a atribuição do estatuto de país candidato ao segundo”.
Entre 2018 e 2023, Amílcar Correia foi diretor-adjunto e responsável pelo Público online. Criou, fundou e dirigiu o projeto digital P3 e foi jornalista residente no Knight Center for Journalism in the Americas da Universidade do Texas, nos EUA. Atualmente, é redator principal do Público. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, Amílcar Correia nasceu em S. João da Madeira, em 1966. Em 2007 publicou o livro A Balada do Níger e Outras Estórias de África.