O Município de Anadia entregou, no passado dia 18 de setembro, os prémios aos dois jovens vencedores da edição 2025 do Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Jovens Empreendedores.
A entrega teve lugar no decorrer da Conferência “Começar Hoje Anadia 2025”, no Cineteatro Anadia, com a presença da presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, que aproveitou o momento para felicitar os jovens premiados e realçar a importância deste tipo de concursos para estimular o espírito de dinamismo e de iniciativa nos jovens promovendo o seu empreendedorismo.
André Fernandes e Luís Sarabando, com os projetos “Oliveira Várzea Bio” e “Serr@rt”, respetivamente, foram os vencedores da edição deste ano, recebendo um prémio pecuniário no valor de 1.500,00€ (1º) e de 1,000,00€ (2º).
O projeto ‘Oliveira Várzea Bio’ tem como objetivo “a produção de azeite virgem biológico certificado, a partir de um hectare de olival localizado na região de Anadia. A proposta procura capitalizar a crescente procura por produtos biológicos, oferecendo um azeite de qualidade superior, saudável e sustentável.
A conversão do olival para o modo de produção biológico será o principal pilar do projeto, alinhando-se com as tendências de consumo responsável e de sustentabilidade ambiental”. Por sua vez, o projeto ‘Serr@rt’ “propõe a recolha e recuperação de objetos volumosos descartados incorretamente (“monos”), transformando-os em novos produtos para decoração e/ ou uso industrial.

Através de uma plataforma online, os objetos recuperados/valorizados serão vendidos, revertendo parte das receitas para causas sociais e de proteção animal. À ideia de negócio vão ser associados serviços específicos de serralharia, caixilharia e soldadura, aproveitando a experiência do proponente nessas áreas”.
De recordar que esta iniciativa foi dirigida a todos os jovens residentes no concelho e estudantes que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, residentes no concelho de Anadia. Pretendeu-se, desta forma, promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores, os quais deviam demonstrar a sua exequibilidade prática e o potencial económico do projeto.