Aveiro tem presente e futuro

As próximas eleições autárquicas em Aveiro vão marcar o futuro do município. Por um lado a coligação PSD/CDS/PPM, “Aliança com Aveiro”, liderada por Luís Souto, atual presidente da Assembleia Municipal, uma pessoa ponderada, conhecedor profundo da gestão municipal, atento às pessoas e sempre disposto ao diálogo com todos, capaz de acolher ideias e trabalhar em equipa, que entende a gestão da coisa pública como um exercício coletivo.

Como sucessor de Ribau Esteves, pretende acolher e continuar o legado, acrescentando valor e chamando ao debate de ideias os diferentes protagonistas e instituições concelhias.

Do outro lado, o seu irmão Alberto Souto, protagonista do passado e de uma história de má memória para Aveiro.

Os 8 anos em que liderou a Câmara de Aveiro foram dramáticos para os aveirenses, desde a megalomania do Estádio Municipal de Aveiro, um elefante branco que consome milhões de euros todos os anos e toda uma gestão que deixou o município na falência e sob assistência do Estado Central, com as mais elevadas taxas municipais do país e obrigando os sucessores a exercícios difíceis e sem poderem sequer aceder a fundos comunitários.

Alberto Souto continua igual a ele mesmo, assentando as suas políticas num despesismo incontrolado, é incapaz de perceber a importância das contas equilibradas.

Basta olhar para as suas ideias: pontes de orçamento ilimitado, casas com rendas pagas pela Câmara, milhares de casas a construir com fundos do PRR (!!!) – aqui com uma preocupante ignorância pois o PRR termina em 2026 e já não são aceites novas candidaturas – demolição das obras executadas por Ribau Esteves e a cereja no topo do bolo, o regresso das palmeiras ao Rossio.

Uma palavra final para o excelente trabalho desenvolvido pelo Presidente Ribau Esteves e todos os que o acompanharam.

Recebeu uma Câmara falida, sem qualquer crédito nos fornecedores. Deixa uma Câmara completamente recuperada financeiramente, com obras que muito dignificam a cidade, uma nova dinâmica cultural e social, uma cidade cada vez mais bonita e com projetos para um futuro ainda mais motivador e desafiante.

Emídio Sousa

(Presidente da Comissão Política Distrital do PSD)