Miranda do Corvo: Do ambiente ao convívio: bem-estar emocional em destaque na Semana da Saúde Mental da Fundação ADFP!

As comemorações do “Dia da Saúde Mental” englobaram uma semana recheada de diversas atividades e temáticas.

A Fundação ADFP, reconhecida pelo seu trabalho pioneiro na integração de pessoas com doença mental, deficiência e vulnerabilidades sociais, assinalou de 6 a 10 de outubro a Semana da Saúde Mental 2025, proporcionando aos seus utentes uma agenda repleta de momentos terapêuticos, educativos e lúdicos. A iniciativa culmina hoje com a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, reforçando a importância de cuidar daqueles que mais precisam de apoio emocional e social.

A Saúde Mental é uma área tantas vezes esquecida pelo SNS, mas um aspeto tão importante do nosso bem-estar. De modo a comemorar este dia tão importante de forma mais alargada, durante a passada semana, os utentes das várias respostas sociais de Doença e Deficiência Mental tiveram uma semana recheada de atividades e dinâmicas preparadas pela Equipa desta Área da Fundação ADFP.  

A semana começou com o mote “A Saúde Mental não é um destino, é uma jornada. Todos temos que trabalhar constantemente nela”, seguido de um programa diversificado que abordou temáticas como ambiente, sustentabilidade, convivência e laços comunitários.

Entre os destaques estiveram:

Dia do Ambiente – Sessão dinamizada pelo Projeto SCAFFOLD, com o tema “Tudo sobre sustentabilidade”;

Dia do Baile – Tarde de animação com o DJ Açor, promovendo alegria e movimento;

Dia da Sustentabilidade – Nova sessão ambiental com o Projeto Europeu SCAFFOLD, reforçando práticas ecológicas no quotidiano;

Dia do Jogo – Dinamização do Quizz Mentes Ativas, Lanche e Momento final de confraternização.

A Fundação ADFP apoia pessoas portadoras de deficiência e/ou doença mental desde 1987, em valências residenciais, domiciliárias, ocupacionais, formação profissional e inclusão laboral. A instituição não só criou serviços para responder às necessidades das famílias e pessoas com doença mental, como também as inclui sempre que possível no seu quadro de pessoal. 

O lema da IPSS mirandense é “Investimos com bondade em Pessoas”, na lógica de integração dos diferentes grupos sociais, no convívio intergerações e na igualdade de género, sendo a mais eclética e inclusiva organização nacional, filantrópica, e promotora da liberdade.

Com iniciativas que uniram aprendizagem, lazer e consciencialização, a Fundação ADFP reforça o compromisso com a promoção da saúde mental, do bem-estar social e da inclusão.