O Programa Regional do Centro abriu hoje um concurso com uma dotação de três milhões de euros para apoiar respostas a problemas sociais com abordagens e metodologias inovadoras.
Trata-se do primeiro concurso do Centro 2030 na área da inovação social, destinado a financiar parcerias “que promovam o desenvolvimento de competências em crianças e jovens de contextos desfavorecidos ou em situação de vulnerabilidade”, informou em comunicado a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), com sede em Coimbra.
Gerido em “estreita colaboração” com a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, o concurso é dirigido a “projetos com respostas inovadoras e eficazes a problemas sociais, propondo novas abordagens ou metodologias inéditas no tratamento dos problemas”.
“Em concreto, são apoiadas iniciativas de inovação e empreendedorismo social que permitam fortalecer as competências e os recursos de crianças e jovens para lidar com os desafios do seu desenvolvimento pessoal, nomeadamente, nas áreas da saúde mental, ‘bullying’, abusos e violência sexual”, segundo a nota enviada à agência Lusa.
As parcerias para a inovação social “prosseguem o duplo objetivo de estimular o desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social e dinamizar a prática de investimento social”.
“Esses dois objetivos são alcançados através de um modelo de apoio de natureza não reembolsável às iniciativas de inovação e empreendedorismo social cujo potencial de criação de valor para a sociedade seja elevado e que tenha garantido cofinanciamento de 20% das necessidades líquidas por parte de investidores sociais”, explicou a CCDRC, liderada por Isabel Damasceno.
Podem ser beneficiários deste concurso entidades privadas e entidades da economia social, como cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações, instituições particulares de solidariedade social, associações e entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário, bem como instituições de ensino superior públicas.
“O impacto esperado com esta iniciativa, a que se seguirão outras no domínio da inovação social e dos planos municipais de promoção do sucesso educativo, igualmente a apoiar no âmbito do Centro 2030, deverá traduzir-se na melhoria significativa dos resultados das aprendizagens, dos indicadores regionais de sucesso educativo e ainda numa maior integração de jovens que não estudam nem trabalham, garantindo a convergência com as metas inscritas no Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, adiantou.
O aviso do concurso vai estar aberto durante cerca de três meses, até 21 de dezembro, e pode ser consultado em https://centro2030.pt/avisos/.