A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aumentou para 153.750 euros a despesa com iluminação pública natalícia para chegar à zona comercial da Cruz e ao bairro dos Passionistas, revelou hoje essa autarquia do distrito de Aveiro.
O investimento com luzes de Natal sobe assim 32.591 euros e 26,9% em relação aos valores de 2022, o que a Câmara diz representar “uma aposta sem precedentes” nessa rubrica energética e justifica com a sua “estratégia integrada de posicionamento do território enquanto destino turístico de excelência na quadra natalícia”.
A despesa será encaminhada para a empresa Castros Iluminações Festivas S.A., que venceu o concurso internacional de ideias para três anos de decoração luminosa pública no período festivo de novembro e dezembro.
“O projeto desenhado para 2023 será inteiramente inspirado no tema ‘Sonho’. Em 2024 a iluminação de Natal será dedicada à temática ‘Liberdade’ e em 2025 vai inspirar-se no tema ‘Paz’”, adianta o município da Área Metropolitana do Porto
Seja no centro histórico da cidade, na referida zona comercial da Avenida Francisco Sá Carneiro ou na urbanização situada junto à Igreja dos Passionistas, as decorações luminosas da Feira serão ativadas no dia 24 de novembro, data que coincide com a encenação da chegada do Pai Natal ao parque temático Perlim.
Nessa altura será igualmente acesa na Praça da República, frente ao edifício mais antigo da Câmara Municipal, “uma imponente árvore de Natal em forma de chapéu mágico, inspirada na magia do Castelo” e da época em causa.
Serão ainda acionadas 600 luminárias na Rua Direita, todas personalizadas por crianças e famílias do concelho para sinalizar o caminho até ao mercado de Natal – que também começa a funcionar nessa noite no Largo do Rossio, entre a Igreja Matriz e a avenida do castelo.
Além dessas e outras vias da cidade da Feira, a iluminação natalícia municipal chegará ainda a edifícios de referência noutras freguesias, como o Monumento ao Espírito Feirense, em São João de Ver, junto à Estrada Nacional 1, e as Termas de São Jorge, nas Caldas de São Jorge.
“O grande objetivo é impulsionar o turismo no território durante a temporada festiva de Natal, criando um ambiente genuinamente acolhedor e atrativo, quer para os residentes, quer para os visitantes”, declara o vereador com o pelouro do Turismo e Cultura, Gil Ferreira.
O autarca realça que a equipa responsável pela iluminação foi ainda “desafiada a prolongar a vida útil das decorações, incentivando a adaptação e transformação das estruturas existentes, numa abordagem que reduz significativamente a produção de resíduos e promove a eficiência no uso de materiais, alinhando-se com os princípios da economia circular e da sustentabilidade”.
Também é a poupança a justificar as diferenças horárias nessas decorações luminosas: de domingo a quinta-feira só funcionarão das 17:00 às 22:00, enquanto às sextas e sábados se manterão ligadas até às 23:59.