A Agrovouga regressa dia 17 ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, este ano com 10 dias de duração e com os animais da quinta como nova atração.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro e com o apoio da Aveiro Expo, o certame prolonga-se até dia 26, tendo o dobro da duração das últimas edições.
Outra das novidades é uma quintinha com animais de várias espécies, para dar a conhecer às crianças o setor agrícola, além de visitas aos estábulos e várias iniciativas das empresas do setor leiteiro.
Segundo a autarquia, milhares de crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro vão realizar visitas escolares à Agrovouga.
A pensar num público mais adulto, e especificamente nos profissionais do setor agrícola, o programa deste ano prevê também um conjunto de conferências técnicas.
Destaque ainda para o setor comercial, com empresas de várias áreas e tecnológicas, nomeadamente para o setor florestal, em parceria com a Navigator.
Imagem de marca da feira é a exposição permanente de bovinos e equinos e os concursos das diferentes raças, como o Concurso Nacional da Raça Marinhoa, uma raça bovina autóctone da Região de Aveiro.
A Associação de Criadores de Bovinos da Raça Marinhoa vai divulgar a carne certificada e as diferentes formas de a consumir, em várias demonstrações.
Quanto aos cavalos, vão decorrer galas equestres, espetáculos de “horse ball” e concursos de saltos, sendo também realizados “batismos a cavalo”, demonstrações de ferradores e passeios de charretes.
A Agrovouga 2023 terá ainda uma área para a restauração, com a participação de restaurantes de carnes certificadas, doçaria local e tradicional e vinhos da região da Bairrada.
Tendo-se iniciado em 1972, com nome de 1.ª Feira Exposição Agro-Pecuária de Aveiro, a Agrovouga, após alguns anos suspensa, foi retomada em 2019, sendo adaptada a novos mercados e tendências.