Metro. Acesso Guimard da estação de Picoas vai encerrar temporariamente

Para se poder proceder à retirada da estrutura metálica atual e colocação da provisória, será necessário encerrar temporariamente o acesso do átrio Sul, da Rua Andrade Corvo, a partir de dia 21 de novembro.

O acesso Guimard da estação de Picoas, em Lisboa, vai encerrar temporariamente para obras.

A informação é avançada pelo Metropolitano de Lisboa, que informa, em comunicado, que a estrutura metálica do acesso Guimard/RATP, na estação Picoas, será alvo de uma intervenção profunda, atendendo ao seu estado de degradação.

“Prevê-se que o restauro da estrutura Guimard tenha a duração de 45 dias, pelo que para garantir que este acesso possa manter-se em funcionamento durante esse período,  será instalada uma estrutura provisória no local da guarda metálica que limita o acesso  e serão também instalados corrimãos provisórios na escada”, pode ler-se.

Assim, para se poder proceder à retirada da estrutura metálica atual e colocação da provisória, será necessário encerrar temporariamente o acesso do átrio Sul, da Rua Andrade Corvo, a partir de dia 21 de novembro. Prevê-se a reabertura deste acesso no dia 27 de novembro.

De recordar que o acesso da Rua Andrade Corvo foi oferecida pelo Metropolitano de Paris (RATP) e inserida num programa de intercâmbio cultural entre redes de metropolitano.

Estes acessos foram criados no início do século por Hector Guimard, grande nome da Arte Nova, para ornamentar as entradas do Metropolitano de Paris.

Esta é uma peça emblemática da Arte nos Metropolitanos e, quando surgiram, tiveram grande impacto na paisagem urbana parisiense. “O estilo artístico em que foram construídas (a Arte Nova dava ainda os seus primeiros passos), não sendo conhecido da generalidade das pessoas, estas designavam-no por ‘Estilo Metro'”, lembra ainda a empresa.