As celebrações natalícias em Aveiro começam no dia 01 de dezembro com a ligação da iluminação de Natal, entre outras atividades integradas no programa “Boas Festas em Aveiro”, que se prolonga até 15 de janeiro.
Para a iluminação natalícia, a Câmara Municipal de Aveiro celebrou um contrato para três anos com uma empresa da especialidade, num investimento global de quase 600 mil euros, revelou hoje a autarquia.
De acordo com a informação dada à Lusa por fonte municipal, as luzes de Natal custam este ano cerca de 200 mil euros, no ano seguinte cerca de 250 mil euros e no terceiro ano 150 mil euros.
A iluminação alusiva às festividades vai estar a decorar as ruas desde o dia 01 de dezembro até 15 de janeiro, por forma a abranger também as festas em honra de São Gonçalinho, no bairro típico da Beira-Mar.
As “Boas Festas em Aveiro” começam com um desfile de pais natais em barcos moliceiro, entre a Capitania e o cais da Fonte Nova, a partir das 18:00.
Seguir-se-á a ligação da iluminação de Natal e inauguração da árvore de Natal, que a autarquia garante ser “a mais alta de Portugal”, momento que será acompanhado pelo toque festivo dos sinos.
No Lago da Fonte Nova decorrerá um espetáculo piromusical, e nas margens uma “parada de Natal”, enquanto nas imediações da árvore será feita a abertura da ‘Casa do Pai Natal’.
O programa ‘Boas Festas em Aveiro’, que celebra o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho, promovido pela Câmara, estende-se até 15 de janeiro com espetáculos de ‘videomapping’, uma exposição, animação de rua, concertos, mercados de Natal e provas de iguarias regionais com os ‘Sabores com Tradição’.