Uma manifestação contra o abate de sobreiros centenários no Parque de Nossa Senhora das Dores, em Paus, Alquerubim, está a decorrer esta noite, reunindo cerca de duas dezenas de habitantes locais que exibem faixas com mensagens de indignação.
“Cuidem de nós em vez de nos assassinar” e “Por favor, não nos matem, temos mais de 200 anos” são apenas algumas das expressões presentes nas faixas, que refletem a preocupação e o apelo da comunidade.
O Notícias de Águeda e a TVC estiveram em direto e ouviram a população.
A população está determinada a dar continuidade ao protesto amanhã, na esperança de preservar o que resta do antigo sobreiral. Parte dos sobreiros foi abatida esta manhã, com base num estudo fitossanitário realizado por uma entidade externa, que concluiu sobre o risco de queda das árvores, e com a aprovação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), conforme informação divulgada pela autarquia de Albergaria.
Segundo o Jornal de Albergaria o presidente da Câmara Municipal afirma que “É com grande pena, muita mágoa mesmo, que temos que proceder ao abate. Compreendo a emoção das pessoas, que todos sentimos, mas se um sobreiro viesse a cair e a matar um filho da terra, isso é que seria dramático”.