Nova entrada da Escola Básica N.º 2 da Lousã em funcionamento

A partir de amanhã a comunidade escolar efetua o acesso ao estabelecimento de ensino pela entrada renovada que contempla uma via dedicada à chegada e partida de alunos

A entrada na Escola Básica n.º 2 da Lousã passa, a partir de amanhã, 3 de janeiro, a ser efetuada pela na entrada renovada, na Rua Gil D´Orey.

Esta intervenção – que foi devidamente articulada com o Agrupamento de Escolas da Lousã – vem melhorar de forma muito expressiva o acesso a este estabelecimento de ensino, nomeadamente com uma nova portaria, prolongamento da cobertura existente e criação de zona de espera para os transportes públicos.

Além da renovação da entrada, a intervenção inclui a instalação de ciclovia, uma via dedicada à chegada e partida de alunos e passeio, mantendo a circulação e o estacionamento existente.

Apesar da intervenção não estar totalmente concluída – nomeadamente devido às condições meteorológicas que limitaram os trabalhos e não permitiram a realização de algumas pinturas, a instalação de sinalização horizontal – a colocação da cobertura de ligação entre a portaria e um dos blocos e outros trabalhos finais, estão reunidas as condições para que se possa efetuar esta alteração em segurança.

Este troço integra uma empreitada que tem um valor de cerca de 350 mil euros (mais IVA) que tem como objetivo melhoria da circulação pedonal e que está a decorrer nas ruas António Zeferino Cândido, Sanches da Gama, Gil D’Orey e parte da Abel Batista, Gil Vicente e Antonino Henriques (junto à Escola Secundária da Lousã) e prevê a melhoria da circulação pedonal e ciclável nestas vias. Seguidamente, e no âmbito da mesma empreitada, terá lugar a intervenção na Rua Dr. José Pinto de Aguiar, entre o Hipermercado e a Escola Básica N.º 1, na Sarnadinha.

A intervenção contempla a reformulação de passeios, construção ou marcação de ciclovia, criação ou dimensionamento de lugares de estacionamento, instalação de mobiliário urbano, construção de passadeiras, melhoria da sinalização vertical e horizontal e ajustes à iluminação pública existente.