Denuncia foi feita por populares e levou à mobilização dos elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, no domingo, uma descarga ilegal de efluentes domésticos para o rio Lis, no concelho de Leiria.
Num comunicado enviado às redações, a GNR dá conta que elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) se deslocaram ao local após várias denúncias feitas por populares. Foi, então, possível verificar “a existência de uma descarga de efluentes domésticos diretamente para o rio Lis, sem que fossem sujeitos a qualquer tratamento prévio”.
A Guarda apurou que na origem da descarga esteve a “obstrução de uma conduta de saneamento básico”. A existência de tintas e diluentes nos efluentes domésticos, que são altamente contaminantes e poluentes, levou à intervenção dos dos serviços municipais de Leiria que desobstruíram a conduta entupida.
A GNR elaborou “um auto de contraordenação por descarga de forma direta ou indireta em recurso hídrico de substância líquida potencialmente poluente”, que foi remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).