A Biblioteca Municipal de Anadia (BMA) comemorou, no passado sábado, 6 de julho, 16 anos ao serviço da comunidade. De entre as várias atividades que assinalaram a efeméride destacam-se a “Hora do Livro” com os utilizadores a “vestirem a pele” de contadores de histórias, a atribuição de distinções aos leitores do ano e a entrega de Prémios do Concurso “Ler & Aprender”.
Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, destacou “o excelente trabalho” que tem vindo a ser desenvolvido pela BMA, ao longo destes 16 anos de atividade, designadamente na promoção do livro e da leitura, transversal a todas as idades, envolvendo o público em geral, as escolas e as IPSS – Instituições de Particulares de Solidariedade Social.
Maria Teresa Cardoso sublinhou “o aumento do número de inscrições” de utilizadores estrangeiros, devido ao incremento das comunidades imigrantes no concelho. “Neste contexto atual, tão multicultural, a integração de todos na nossa biblioteca constitui um desafio e é alvo de atenção”, afirmou, destacando que um dos projetos dirigidos, também a estas comunidades, é o Press Reader – plataforma para leitura digital de jornais e revistas de todo o mundo, disponível em mais de 60 línguas. A edil anadiense referiu-se ainda às imensas parcerias estabelecidas, ao longo destes 16 anos, com diversos agentes da comunidade, de que têm resultado interessantes iniciativas e projetos.
A presidente da Câmara Municipal anunciou que, brevemente, a Biblioteca Municipal irá disponibilizar novos equipamentos, com acesso à internet, aos seus utilizadores. Por outro lado, reiterou que este serviço aposta “na melhoria contínua”, investindo no Sistema de Gestão da Qualidade, pelo 9º ano consecutivo, vendo a sua certificação renovada ano após ano. Deixou um agradecimento público a todos os que, de uma forma ou de outra, utilizam e usufruem dos serviços que a Biblioteca Municipal proporciona.
Recorde-se que o Município de Anadia é o Coordenador da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (RBCIRA). Este grupo de trabalho apresenta anualmente um plano de ação e uma das iniciativas realizadas este ano foi a exposição de ilustrações “50 anos do 25 de abril”, patente ao público no átrio da Biblioteca.
A atuação do ilusionista Ricardo Pimenta encantou todos os presentes, proporcionando belos momentos de magia e de improviso, carregados de muito humor, associando assim a magia à leitura e ao encanto e à capacidade de transformação que ambas têm.
Ao longo da cerimónia os convidados foram ainda presenteados com dois momentos culturais. O primeiro, sob a responsabilidade do Colégio Nossa Senhora da Assunção. As alunas Raquel Ribeiro, Carolina Leal e ao clarinete Violeta Hammond, numa performance teatral de homenagem ao poeta Luís de Camões e à sua obra. O segundo, consistiu numa declamação do poema “Se eu fosse o vento…”, um dos textos vencedores da edição deste ano do “Concurso Escolar Ler & Aprender”, protagonizado pelo aluno Eduardo Fino e pelo professor Amílcar Costa à guitarra portuguesa, ambos do Agrupamento de Escolas de Anadia.
A “festa” terminou com o corte do bolo e um brinde de honra.
Leitores do ano:
- BiblioSocial: Casa do Povo de Amoreira da Gândara – Carina Oliveira
- BiblioEscola: Escola Básica de Vila Nova de Monsarros – Lurdes Novo
- Utilizador BMA: Categoria Adultos – José Pedro Mira; Categoria Infanto-Juvenil – Ema Pedrosa
- Utilizadora da UMAA (Unidade Móvel de Atendimento de Anadia) – Celeste da Silva