Câmara da Feira assume custos do projeto
Vai ser lançado o concurso público para a execução do projeto do popularmente designado por Túnel da Cruz. A proposta foi aprovada esta segunda-feira durante a reunião da Câmara Municipal. É apenas o primeiro passo para a concretização de uma obra há muito ansiada pelos feirenses com forte impacto na melhoria da circulação rodoviária dos utilizadores da EN223, do trânsito local e consequentemente, na qualidade de vida de todos os que fruem da cidade de Santa Maria da Feira.
“Lançamos agora o concurso para a execução do projeto, passo absolutamente necessário para que se possa, após a conclusão do projeto, avançar com a obra”, explanou na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria. “Assumi perante esta Câmara Municipal”, continuou o autarca, que o Túnel da Cruz “era prioritário para Santa Maria da Feira e para os feirenses, colocando-o à frente de outros projetos. Com persistência, estamos hoje a dar o primeiro passo para o início de um cronograma que nos levará à requalificação da Zona da Cruz”.
Na sequência das reuniões com vários ministérios, nomeadamente com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, desencadeadas pelo autarca após assumir a presidência da Câmara Municipal, a Infraestruturas de Portugal deu autorização para que o município avançasse com o projeto da obra.
Todo o procedimento será articulado com a Infraestruturas de Portugal, conforme definido no acordo de colaboração, mas os custos associados à execução deste projeto são assegurados pela Câmara Municipal, que de acordo com o caderno de encargos do concurso público tem um valor base de 580 000 euros (acrescidos de 6% de IVA).
O projeto de Requalificação Urbana da Zona da Cruz (Túnel da Cruz) terá por base o Estudo Prévio já realizado pela autarquia feirense e submetido à aprovação da Infraestruturas de Portugal e pretende solucionar o congestionamento de tráfego rodoviário, as questões de acesso à cidade e a vivência da cidade.
A intervenção prevê a criação do Túnel na EN 223 (do KM22.60 ao Km 22.10), a criação de “grande praça” na cidade à superfície do túnel, a melhoria de acessos: duplicar o nó da A1, acessos ao Hospital S. Sebastião, nó de Picalhos e criar uma “nova” entrada norte, na Avenida da Europa.
A EN 223 é um dos eixos viários de maior importância no território, unindo os centros urbanos de Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis. É uma via estruturante de grande movimento, de tráfego inter-concelhio, que condiciona a relação funcional da zona sul com a zona norte da cidade da Feira. A EN 223 constitui um obstáculo físico à ligação do espaço urbano, condicionando todas as suas dinâmicas.