No próximo sábado, mais de 600 tocadores de todo o país vão juntar-se à 23.ª edição do Encontro Nacional de Tocadores da Barrenta, uma aldeia no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria. Organizado pelo Centro Cultural da Barrenta, este evento tem vindo a crescer de ano para ano, tendo em 2023 atraído mais de 700 tocadores e milhares de visitantes.
Ricardo Pereira, um dos organizadores, revelou que a expectativa é receber “pelo menos” 600 tocadores de concertina. No entanto, destacou que o encontro é aberto e sempre têm aparecido novos tocadores, pelo que o número anunciado é apenas indicativo.
“O objetivo é, acima de tudo, manter vivo este belo dia de convívio para o mundo das concertinas. Mais do que avançar, queremos melhorar [as condições] a todos os níveis”, enfatizou.
A aldeia da Barrenta, que conta com pouco mais de trinta habitantes, prepara-se para acolher uma enorme afluência de público. Este ano, Ricardo mencionou que foram reforçadas as condições para o público, tanto na oferta gastronómica como nas informações audiovisuais sobre as atuações, mas especialmente para os músicos.
“Decidimos que era o momento certo para dar mais protagonismo a todos os grupos que fazem quilómetros para estar connosco, de coração aberto, na Barrenta”, explicou.
Pela primeira vez, o evento contará com palcos de festival, com o intuito de proporcionar “um momento digno a todos eles”. Ricardo Pereira, que também é tocador de concertina, realçou que “o momento do palco vai ser mais interessante, pois teremos palcos maiores e com outra dimensão, o que será uma grande novidade para muitos tocadores”.
Para o futuro, o Centro Cultural da Barrenta gostaria de expandir o encontro. “O nosso sonho é realizar um grande concerto no final do fim de semana. É isso pelo que lutamos, mas sem perder a essência do festival: a partilha do instrumento entre todos os que aqui vêm”, concluiu Ricardo.
A 23.ª edição do encontro de concertinas começa no sábado a partir das 14:00 e prolonga-se até ao final da tarde, incluindo também cantares ao desafio.