Albergaria – A – Velha: Crianças exploram a dimensão artística da água no Cineteatro Alba.

Em preparação para a nona edição do Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha, que decorre entre 10 e 17 de novembro, o SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa promoveu, esta semana, as Oficinas da Água, uma criação da Companhia Música Teatral.

As 13 sessões para grupos escolares do 1.º Ciclo decorreram na Sala de Exposições do Cineteatro Alba, sob a orientação da artista residente Mariana Miguel. O “palco” desenvolveu-se por entre a instalação “Acquarumori”, constituída por objetos cénicos que integram a peça “Aguário”, o ponto de partida para as Oficinas da Água.

Num ambiente propício à escuta e ao olhar, as crianças exploraram ideias e linguagens artísticas para abordar de forma poética a “matéria” sem a qual a vida, como a conhecemos, não é possível. Nos poemas performativos de “Aguário” sentem-se as múltiplas vozes da água e dos seres que nela habitam; a viagem sonora interliga piano, voz humana, corpo e movimento, a projeção de imagem e objetos cénicos. “Aguário” é uma criação da Companhia Música Teatral, com a direção artística de Paulo Maria Rodrigues, que vai subir ao palco do Cineteatro Alba na tarde de 16 de novembro.

O Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha apresenta vários espetáculos pensados especialmente para as crianças e suas famílias. O cineconcerto “As Comédias de Alice” com Tó Trips (dia 10), uma sessão especial Histórias em Pijama “Para lá da minha Janela”, baseada na obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago (dia 15), o espetáculo para bebés “Malas e Fraldas” (dia 16), “Aguário” (dia 16) e a criação multidisciplinar “Sursum Corda – Através de Tudo”, de Fernando Mota (dia 17) são os espetáculos propostas para a edição de 2024. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.