Os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos reuniram-se no dia 15 de outubro, na Biblioteca Municipal de Vagos, no âmbito do projeto “Rota dos Moinhos de Portugal”.
Esta sessão conduzida pela Agência Monstros, parceira técnica para a implementação do projeto, marcou um passo importante na colaboração intermunicipal, cujo foco é a preservação, valorização e promoção do património molinológico nacional.
“O projeto Rotas dos Moinhos de Portugal é uma iniciativa inovadora que visa a criação de uma rede nacional de percursos turísticos e culturais, centrada em 25 moinhos visitáveis tradicionais, espalhados pelos vários municípios participantes. Esta rede pretende não só resgatar a memória e o valor histórico dos moinhos, mas também estimular o turismo sustentável, dinamizar as economias locais e envolver as comunidades na preservação deste património singular.”
A Rota dos Moinhos de Portugal propõe trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional. Com esta rede, os municípios procuram preservar a memória histórica, promover o turismo sustentável e dinamizar as economias locais, enquanto envolvem as comunidades na proteção deste património único.
Após a reunião técnica, os representantes municipais visitaram a emblemática Azenha da Ti Luísa, em Vagos, onde discutiram estratégias inovadoras para a valorização do património molinológico e definiram um plano de ação para implementar a “Rota dos Moinhos de Portugal” em cada território.
A próxima fase do projeto, que tem o Município de Albergaria-a-Velha como entidade líder, incluirá a elaboração de rotas turísticas, ações de sensibilização e criação de conteúdos educativos, que irão garantir a preservação deste legado para as gerações futuras.