Este ano, a autarquia apelou ao espírito comunitário e à solidariedade, com o intuito de decorar uma estrutura de 7 metros de altura e 2,80m de diâmetro (de base), indo ao encontro da agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os resultados, até à data de hoje, superam qualquer expectativa inicial, 143 participantes individuais e 5 Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, falamos de 902 quadrados angariados, para além de 27 estrelas, 17 bolas e 61 outros acessórios decorativos, possibilitando o alargamento da iniciativa à construção de outros adereços que irão decorar a vila de Góis.
A iniciativa, inicialmente, previa a colaboração dos participantes dos projetos “Clube da Malha e dos Lavores” e “Ecos de Passado: Artes manuais e decoração”, dinamizado pelo serviço de Serviço de Turismo e Ação Cultural, com o apoio da artesã Amélia Neves, contudo, os contributos surgem em quantidade e qualidade excecional da parte dos Goienses (residentes e naturais), a nível nacional e internacional.
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretende chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade, numa perspetiva de estratégia em prol do envelhecimento ativo, bem como, de reforço da identidade cultural de um povo, apostando, intrinsecamente, na valorização do património cultural imaterial. Igualmente, pretende desafiar as IPSS para que o seu trabalho técnico, junto dos seniores institucionalizados, permita contribuir para esta missão, vendo o fruto dos seus trabalhos ganhar escala e dimensão, fazendo jus à expressão que todos são válidos, dado que a redução da capacidade funcional não deve definir o envelhecimento, nem justificar a exclusão das pessoas mais velhas da vida social.
Caso não tenha tido a oportunidade de participar, saiba que poderá enviar os seus “quadrados solidários” para a Biblioteca Municipal, até ao dia 21 de novembro!
A autarquia informa que existe ainda outra possibilidade de colaboração, estes quadrados têm que ser unidos dando forma à árvore de natal, neste sentido, caso saiba de costura, tenha alguma destreza física (utilização de escadotes) e disponibilidade de tempo, associe-se à equipa que vai dar cor e corpo às várias estruturas associadas à iniciativa. Saiba mais através do contacto 235 770 112 e 235 770 113.
Continue a acompanhar a evolução deste projeto através das redes sociais da autarquia.