Projetos pretendem servir de referência para outras comunidades locais e inspirar os portugueses a reciclar mais e melhor, em prol de um futuro mais verde e circular
São 2 os projetos desenvolvidos pelas comunidades de Coimbra que estão entre os 45 finalistas da primeira edição do Prémio “Junta-te ao Gervásio”. O seu caráter inovador, bem como o seu impacto económico, social e ambiental, foram alguns dos critérios reconhecidos nas categorias a concurso, pelo ISCTE Executive Education, enquanto Knowledge Partner do prémio.
Os projetos desenvolvidos pela União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (“Natal Reciclado”) e pela União das Freguesias de Coimbra (“Pequenos Inventores – Transforma e Recria”) integram o painel de 15 finalistas da categoria ‘Juntas de Freguesia” do concurso.
Tratam-se de iniciativas na área da Reciclagem de embalagens e da Economia circular que pretendem mostrar o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
Selecionados os 45 projetos que mais se destacaram a nível nacional, cabe agora ao júri eleger os três grandes vencedores de cada categoria e anunciar quem irá receber as menções honrosas. Os resultados serão anunciados no dia 8 fevereiro.
O top 3 das categorias “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” será distinguido com prémios pecuniários que perfazem um total de 15.000€, destinados a novos projetos ou a dar continuidade aos projetos desenvolvidos neste âmbito e, ainda um conjunto de menções honrosas. Já a Junta de Freguesia vencedora será premiada com uma obra de arte inédita em material reciclado, da autoria da artista Cristina Rodrigues, para instalar na localidade.
Recorde-se que esta primeira edição contou com mais de 170 candidaturas de norte a sul do país, com um maior número de participações nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Leiria e Braga.
O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.