Biblioteca Municipal de Pampilhosa da Serra reabre renovada e mais inclusiva

A Biblioteca Municipal Fernando Nunes Barata, em Pampilhosa da Serra, reabriu ao público esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, após uma profunda requalificação que transformou o espaço num ambiente mais leve, acolhedor e inclusivo. A reabertura foi marcada pela última reunião do ano da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIBRC), destacando a importância deste equipamento cultural na região.

Um espaço pensado para todos

Com um investimento de 387 227,81 euros, a renovação dotou a biblioteca de novas funcionalidades e áreas diversificadas. A Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pela área da cultura, Alexandra Tomé, destacou que a nova biblioteca se quer afirmar como “um espaço amigável, acolhedor e de família, onde podemos estar à vontade como se estivéssemos em casa”.

Entre os destaques do novo espaço estão:

  • Seis postos informáticos;
  • Zonas dedicadas ao lazer, estudo e leitura, incluindo secções para infantojuvenis, adultos e periódicos;
  • Um miniauditório “à luz das estrelas”, uma inovação arquitetónica e cultural;
  • Uma sala de conferências e um gabinete técnico.

Biblioteca como ponto de encontro e descoberta

Alexandra Tomé realçou ainda o objetivo de transformar a biblioteca no “ponto de partida” para atividades e encontros destinados a todos os públicos. Além de ser “a casa-mãe” para a promoção da leitura, a programação cultural continuará a desafiar os visitantes, apostando no mundo de conhecimento e oportunidades que o livro desperta.

Reabertura em evento simbólico

A cerimónia de reabertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, e decorreu no final da reunião da RIBRC, que discutiu o Plano de Atividades para 2025 e apresentou o novo logótipo da biblioteca, desenvolvido pelos serviços municipais. A rede, formalmente constituída em 2018 na própria Pampilhosa da Serra, reafirmou a importância da colaboração intermunicipal para o desenvolvimento cultural da região.

A Biblioteca Municipal Fernando Nunes Barata funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:30, e convida os cidadãos a usufruir do renovado espaço como um local de convivência, pesquisa e aprendizagem, ao serviço da comunidade.