O Município apoiou a participação de uma equipa do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha no “E2030 Project Infinity – Students and Teachers Summit”, uma Cimeira Sobre o Futuro da Educação, que teve lugar em Paris, entre 9 e 12 de dezembro.
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, Mariana Salazar, Rodrigo Pereira e Sérgio Marques, acompanhados pelo professor coordenador, Paulo Calhau, apresentaram o projeto “Break The Wall”, procurando refletir sobre Saúde Mental em ambiente Escolar.
Trabalhado durante cerca de um ano em conjunto com escolas internacionais, este projeto foi construído com base em pesquisas e inquéritos junto das comunidades locais, consultando técnicos especialistas e também entrevistando académicos, designadamente, investigadores.
Em Paris, “Break The Wall” foi alvo de atenção em diversos momentos, nomeadamente num teaser de 3 minutos junto de uma plateia de centenas de pessoas e posteriormente apresentado na sua amplitude, juntamente com a escola parceira Shenghua Zizhu Academy, Shanghai, China, para grupos mais pequenos, seguido de debate.
Com os resultados obtidos foi possível identificar as fragilidades e apontar algumas soluções para o futuro.
No auditório estiveram presentes cerca de 300 participantes no evento, que também incluiu uma transmissão online com 400 participantes de diversas nacionalidades.
A par dos projetos desenvolvidos pelos alunos houve lugar a reuniões de trabalho entre professores, diretores educativos e investigadores.
Foram dados vários contributos, valorizando as aprendizagens baseadas em projeto e desenhando uma educação cada vez mais inclusiva, inovadora, colaborativa, empática, criativa e empreendedora, uma educação para todos, apontada aos desafios do futuro.
Estes trabalhos foram dirigidos pelo presidente do Comité de Políticas Educativas da OCDE, João Costa, ex-Ministro da Educação português.
Ainda durante estes dias de cimeira, cada uma das equipas, representando o seu país e a sua região, tiveram a possibilidade de apresentar alguns elementos identificativos da sua cultura e tradições.
Assim aconteceu com estes alunos, que apresentaram um conjunto de imagens promovendo a História de Portugal, mas também a região de Aveiro e Albergaria-a-Velha, em particular, através dos biscoitos Turcos e da Rota dos Moinhos.
A Câmara Municipal considera que os alunos representaram o Município de Albergaria-a-Velha ao mais alto nível e que a sua prestação num evento internacional elevou a Educação a um patamar “que muito nos orgulha”.