No passado dia 13 de janeiro, foi celebrado o protocolo de cooperação entre o Município de Mira e o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), que visa a criação do Balcão da Inclusão no concelho.
A cerimónia de assinatura decorreu no Auditório do INR e contou com a presença de Artur Fresco, Presidente da Câmara Municipal de Mira, Bruno Alcaide, Vereador da CM de Mira, Sónia Esperto, Presidente do INR, Marina Van Zeller, Vice-Presidente do INR, Eduarda Saraiva, chefe de divisão da UCGP – Unidade de Coordenação e Gestão de Parcerias, assim como outras chefias de Unidade Orgânicas.
Na ocasião, Artur Fresco destacou o trabalho desenvolvido pelo Município de Mira em prol da inclusão, reconhecendo ainda o contributo de outras instituições locais e da comunidade.
O protocolo tem como principal objetivo “prestar um atendimento especializado às pessoas com deficiência ou incapacidade”, explicou Artur Fresco.
Esta iniciativa visa também facilitar uma comunicação direta com os Balcões da Inclusão do INR, onde técnicos especializados estarão disponíveis para orientar e apoiar os cidadãos na resolução das suas necessidades.
“Este será um instrumento essencial para a capacitação das pessoas com deficiência ou incapacidade, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida”, afirmou.
A Presidente do INR, Sónia Esperto, agradeceu a presença de todos e destacou o papel dos Balcões de Inclusão, mencionando que com a assinatura com o Município de Mira, passaram a existir 134 Balcões da Inclusão nos Municípios por todo o país.
“Foi uma honra para o INR ter recebido a Câmara Municipal de Mira, a nona Câmara Municipal do Distrito de Coimbra a implementar um Balcão da Inclusão”, afirmou.
O Balcão da Inclusão tem como missão prestar um atendimento especializado sobre direitos e benefícios das pessoas com deficiência ou incapacidade, abrangendo áreas como prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes, intervenção precoce e educação.
Este serviço visa identificar soluções adaptadas a cada caso, orientando os cidadãos de forma eficaz e humanizada.
Com a criação deste serviço, Mira passa a ser um dos 134 municípios portugueses que já dispõem de um Balcão da Inclusão, reforçando o compromisso local com a promoção da igualdade de oportunidades e da inclusão social.