Obra de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Ílhavo iniciou hoje

Após a adjudicação da empreitada, a obra de requalificação e de ampliação do Centro de Saúde de Ílhavo arrancou esta segunda-feira, 10 de fevereiro, com uma duração estimada de 12 meses.

O projeto e as intervenções a realizar foram apresentados esta manhã, no próprio local, por João Diogo Semedo, vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, com o pelouro das Obras Públicas, e por João Campolargo, presidente da autarquia, numa sessão que contou, ainda, com a presença de Margarida França, presidente da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.

default

João Diogo Semedo começou por explicar que o estudo prévio, realizado em 2022, assinalou várias necessidades, para garantir melhores condições não só a uma população em crescimento, mas também aos profissionais de saúde.

Desde logo, este estudo permitiu identificar a necessidade de ampliação; a integração de novos serviços; e a correção de patologias, como problemas de infiltrações, desconforto térmico, e dificuldades nas acessibilidades, com avarias constantes nos elevadores.  

O vereador garantiu que esta intervenção proporcionará uma “melhoria nos gabinetes das unidades de saúde familiar, nas salas de espera e na zona de consultas externas; e serão criados espaços para os funcionários, nomeadamente gabinetes de trabalho e zonas de refeição e pausa”.

default

Para correção das patologias – continuou o vereador – “os trabalhos incluem o isolamento das coberturas e das fachadas; a melhoria das caixilharias; a introdução de novas soluções de sombreamento; a substituição dos equipamentos de aquecimento e de ventilação; a melhoria das condições de acessibilidade, com novos elevadores e uma nova caixa de escada exclusiva às equipas do centro de saúde. O novo edifício terá, também, uma nova imagem, com novas cores e novos materiais”.  

default

João Diogo Semedo avançou, ainda, que o edifício “integrará uma nova zona verde, num terreno que já é propriedade do Município de Ílhavo há alguns anos, situado no lado nascente, na ligação à antiga Estrada Nacional 109. Este terreno permitirá não só ampliar o edifício, mas também criar um novo espaço exterior, que dará origem a uma nova zona de lazer verde para os profissionais de saúde”. 

A obra será feita de forma faseada, de modo a minimizar o impacto no funcionamento do Centro de Saúde. A fase que iniciou hoje inclui a montagem do estaleiro e envolve a zona de ampliação, no lado nascente, bem como trabalhos nas coberturas e nas fachadas, e intervenções nos pisos 2 e 3, que terão instalações provisórias no atual estacionamento dos profissionais de saúde. 

Na segunda fase, a intervenção passará pelos pisos 0 e 1 e, numa fase posterior, passarão para os arranjos exteriores, que não forem possíveis de executar durante as fases 1 e 2, uma vez que terão os monoblocos (as instalações provisórias) estacionados na zona onde estão, atualmente, os estacionamentos dos profissionais de saúde. 

Esta obra foi adjudicada por 3.524.042,23 euros, sendo financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência em 1.724.000 euros e a restante verba (1.800.042,23 euros) suportada pelo orçamento municipal. 

A cerimónia de início da empreitada foi encerrada por João Campolargo, que avançou que a área envolvente do Centro de Saúde de Ílhavo será, também, requalificada em breve, dando origem a uma nova frente urbana na cidade de Ílhavo.

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo apelou, ainda, à compreensão da comunidade em relação a eventuais inconvenientes derivados da realização da empreitada.