IPG ganha prémio de “Treino e performance” com Académico de Viseu

Uma equipa de investigadores e alunos do Politécnico da Guarda venceu uma categoria da primeira edição do SPRINT Congress, dedicado às ciências do desporto, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

O projeto envolveu a avaliação morfológica, física e funcional dos jogadores profissionais do Académico de Viseu, da II Liga Portuguesa.

Uma equipa do Instituto Politécnico da Guarda – IPG venceu o prémio de melhor poster científico na categoria de “Treino e performance desportiva” no SPRINT Congress, um projeto que envolveu, no início da época desportiva, uma avaliação morfológica, física e funcional os jogadores profissionais do Académico de Viseu Futebol Clube, equipa da II Liga Portuguesa.


Um grupo de investigadores e alunos do Laboratório de Avaliação do Rendimento Desportivo, Exercício Físico e Saúde – LABMOV do Instituto Politécnico da Guarda “procuraram analisar eventuais diferenças entre as diversas posições dos jogadores no campo, ao nível da composição corporal, controlo postural dinâmico e desempenho muscular dos membros inferiores”, afirma Pedro Esteves, docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG e coordenador do projeto.


Os dados foram recolhidos com recurso a equipamento tecnológico sofisticado, pertencente ao LABMOV, nomeadamente a avaliação de força por dinamometria isocinética – análise muscular que regista o trabalho realizado através do movimento articular – e por plataforma de força, bem como a avaliação da composição corporal com balança de bioimpedância Inbody.


“Os resultados evidenciaram diferenças relevantes entre médios e avançados, sobretudo ao nível da capacidade de produção de força dos membros inferiores”, afirma Pedro Esteves.

“De um ponto de vista prático, estes resultados reforçaram a necessidade de se desenharem programas especializados de treino em função das especificidades de cada posição em campo, visando a otimização do rendimento e prevenção de lesões”.

A partir daqui foi elaborado e entregue um relatório especializado ao staff da equipa de futebol profissional do Académico de Viseu com o propósito de providenciar informação pertinente para o ajustamento da carga no processo de treino e respetiva preparação para a II Liga.


Foi com base nesta experiência com o clube viseense que a equipa do Politécnico da Guarda arrecadou o prémio, na categoria de treino e performance desportiva, com o poster científico “Avaliação da massa corporal, do controlo postural dinâmico e da força muscular isocinética dos membros inferiores em futebolistas profissionais portugueses: diferenças entre posições no terreno”, durante o SPRINT Congress.


Para além de Pedro Esteves, a equipa do Politécnico da Guarda é composta por Raúl Bartolomeu, José Teixeira, Carolina Vila-Chã e Faber Martins, docentes da Escola Superior de Saúde, Comunicação e Desporto do IPG e por João Rocha e Hélder Cruz, estudantes do curso de Licenciatura em Desporto da mesma escola.


Esta primeira edição do SPRINT Congress decorreu na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, nos dias 7 e 8 de fevereiro, sob o tema Shaping the Future of Sports.

A iniciativa foi promovida pelo Centro de Investigação & Inovação do Desporto, Atividade Física e Saúde – Sport Physical activity and health Research & INovation cenTer (SPRINT), que é uma nova Unidade de I&D na área das Ciências do Desporto composta por um consórcio de oito instituições de ensino superior:

Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Beja e Universidade do Algarve.